Relato de Experiência no PIBID: Projeto interdisciplinar envolvendo Licenciandos em Computação e Pedagogia no Ensino Fundamental

  • Poliana Queiroz Universidade de Pernambuco
  • Higor Santos Universidade de Pernambuco
  • Ariane Rodrigues Universidade de Pernambuco

Resumo


Este artigo tem como objetivo relatar a experiência de um projeto interdisciplinar vivenciado no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID). Nesse projeto, trabalhou-se de forma integrada os licenciandos em Computação e Pedagogia ao longo de 2015. Sua aplicação foi realizada numa turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal. De acordo com os resultados obtidos, tanto o coordenador do projeto quanto os licenciandos tiveram a oportunidade de lidar com os desafios docentes relacionados ao ensino de Computação, enquanto ciência na educação básica. Além disso, ressalta-se a importância do PIBID na formação dos saberes docentes necessários a prática educativa dos bolsistas ainda na graduação.

Referências

Almeida, C. e Carvalho, L. (2013) "Licenciatura em Computacao: Praticas de Ensino e PIBID como aliadas do processo formativo". In: XIX Workshop de Informatica na Escola (WIE, 2013).

Brandao, A., Selva, A., Coutinho, M. (2006) "O trabalho com projetos didáticos: integrando a leitura e a producao de textos". Belo Horizonte: Autêntica.

Ferreira, M. A.; Lima, J. S.; Santos, H. M.; Oliveira, E.; Nascimento, J. M. F. (2015) "Computacao para Ensino Médio na Modalidade Semipresencial: Uma Experiência da Disciplina de Estagio Supervisionado". In: Workshop de Informatica na Educacao (WIE, 2015).

França, R. S.; Silva, W. C.; Amaral, H. J. C. (2012) "Ensino de Ciência da Computacao na Educacao Basica: Experiências, Desafios e Possibilidades". In: XX Workshop sobre Educação em Informática (WEI, 2012).

Lima, A.; Souza, D. (2015) "Experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciacao a Docência (PIBID): Desenvolvimento do Raciocinio Logico e Algoritmo na Educacao Basica". In: IV Congresso Brasileiro de Informatica na Educacao (CBIE, 2015).

Marinho, A. R. S.; Silva Junior, F. C.; Souza, G. R.; Morais, P. S. (2015) "Formacao Inicial Docente em Questao: o PIBID na Licenciatura em Informatica". In: Anais do XXI Workshop de Informatica na Escola (WIE, 2015).

Neto, S.; Santos, H.; Santos, W. (2015) "ABILSEN: Uma Abordagem para Inclusao do Licenciado em Computacao no Ensino Basico". In: Workshop de Educacao em Informática, CSBC.

Nunes, D. (2011). "Ciência da Computacao na Educacao Basica". Jornal da Ciência. 09 de setembro.
Publicado
24/10/2016
Como Citar

Selecione um Formato
QUEIROZ, Poliana; SANTOS, Higor; RODRIGUES, Ariane. Relato de Experiência no PIBID: Projeto interdisciplinar envolvendo Licenciandos em Computação e Pedagogia no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 22. , 2016, Uberlândia. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2016 . p. 963-967. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2016.963.