Da visão do gestor a realidade do professor: uma análise da Formação Continuada referente as Novas Tecnologias em escolas estaduais de Minas Gerais
Resumo
Este artigo procurou identificar se a visão do gestor referente a formação continuada para as novas tecnologias contempla a realidade do professor. Para isso, foi realizada uma entrevista com o gestor pedagógico do NTE regional e uma pesquisa survey, com 219 professores de escolas estaduais de Minas Gerais. Percebeu-se que é preciso o diálogo entre os professores e a equipe diretiva da escola, para a construção de projetos, que em parceria com o NTE regional possam ser meios de formação continuada dos docentes.
Referências
Brasil. Ministério da Educação, Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo. Disponível em: <http://www.giase.minedu.pt/nonio/docum/document.htm>. Acesso em: Jun. 2016.
Brito, C.; Duarte, J. e Baía, M. (2004) "As tecnologias de informação na formação contínua de professores: uma nova leitura da realidade".
Dias, R. E.; Lopes, A. C. (2003) "Competências na formação de professores no Brasil: o que (não) há de novo". Educação & Sociedade, v. 24, n. 85, p. 1155-1177.
Fernandes, R. C. M. (2006) "Atitudes dos Professores Face às TIC e a sua utilização ao nível do ensino secundário". Lisboa, 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.
Figueiredo, G. L. R.; Nobre, I. A. M.; Passos, M. L. S.; (2015) "Tecnologias Computacionais na Educação: Desafios na Prática Docente". In: CBIE-LACLO 2015; Anais do XXI Workshop de Informática na Escola (WIE 2015).
Freire, P. (2001) "Carta de Paulo Freire aos professores". Estudos avançados, v. 15, n. 42, p. 259-268.
IAS. Instituto Ayrton Senna.(2016) "Formação continuada de professores do Brasil". Disponível em: <http://educacaosec21.org.br/formacaocontinuada/> Acesso em Jun. 2016
Inep. (2007) "Estudo exploratório sobre o professor brasileiro com base nos resultados do Censo Escolar da Educação Básica 2007". Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/estudoprofessor.pdf>. Acesso em: 09 Fev. 2016.
Lisbôa, E. et al. (2009) "LMS em contexto escolar: estudo sobre o uso da Moodle pelos docentes de duas escolas do concelho de Braga". Educação, Formação & Tecnologias, v. 2, n. 1, p. 44-57.
Martia, E. EAD: mudança de paradigmas pedagógicos. Disponível em: < http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/ead-mudanca-de-paradigmas-pedagogicos/23386/> Acesso em Ago. 2016
Perrenoud, P. (2000) "Dez novas competências para ensinar". Artmed editora.
Real, L. C.; Tavares, M. R. N. (2015) "Tablets educacionais: formação de professores e mudanças na aprendizagem". In: Anais dos Workshop do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015).