Contribuições do dialogismo na interação didática assíncrona em mídia social na internet

  • Silvia Cristina Dotta Universidade Federal do ABC
  • Elaine Alves Testoni Universidade Federal do ABC

Resumo


O objetivo deste artigo é investigar a contribuição do dialogismo e das manifestações enunciativas na interação assíncrona em mídia social na internet. Para isso, o objeto de análise corresponde a uma atividade didática sistematizada no Facebook, como recurso para estimular graduandos a interesses de pesquisa que promovam a interação acadêmica fora do espaço universitário. Nesse sentido, serão analisadas as abordagens interativas e dialógicas entre os interlocutores por meio da experiência prática, na qual a docente propõe aos alunos um debate acerca de dado filme. Os resultados esperados assinalam o dialogismo como meio relevante para a apreensão de sentidos cognitivos e para a promoção da aprendizagem.

Referências

Bakhtin, M. M. (2011) Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes.

______. (2009) Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec. (Linguagem e Cultura, 3).

Castells, Manuel. (1999) A sociedade em rede. Trad. Roneide Venancio Majer. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra. (A era da informação: economia, sociedade e cultura; v.1).

Cortês, Norma. "Amnésia, o tempo como construção". Disponível em: http://www.espacoacademico.com.br/022/22ccortes.htm. Acesso em: 15 abr. 2014.

Dotta, Sílvia. (2009) Aprendizagem dialógica em serviços de tutoria pela internet: Estudo de caso de uma tutora em formação em uma disciplina a distância. São Paulo: Feusp. (Tese de doutorado).

______. Uso de uma Mídia Social como Ambiente Virtual de Aprendizagem. Anais do XXII SBIE - XVII WIE, Aracaju, 2011. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/1623/1388. Acesso em: 29 abr. 2015.

Dotta, Sílvia; Giordan, Marcelo. (2006) Estudo das Interações Discursivas mediadas por um serviço de tutoria pela internet. Anais do 13º Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Recife, XIII Endipe/UFPE, 23 a 26 abr. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/~silviadotta/textos/artigo_silviadotta_semana_educacao.pdf. Acesso em: 27 abr. 2015.

______. (2014) Estratégias para Condução do Diálogo a Distância. Revista Brasileira de Informática na Educação. Volume 22, Número 2, 2014. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2419. Acesso em: 29 abr. 2015.

Fiorin, José Luiz.(2008) Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática.

Freire, Paulo. (1987) Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. (O mundo, hoje, v. 21).

Recuero, Raquel. (2009) Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina. (Coleção Cibercultura).
Publicado
25/10/2015
DOTTA, Silvia Cristina; TESTONI, Elaine Alves. Contribuições do dialogismo na interação didática assíncrona em mídia social na internet. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 21. , 2015, Maceió. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 1-10. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2015.1.