Adoção de Blended Learning: verificação do potencial de ampliação na Universidade Federal do Vale do São Francisco
Resumo
Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo avaliar o nível atual de adoção do ambiente virtual de aprendizagem Moodle no apoio ao ensino presencial, caracterizando o Blended Learning na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Foi feito um levantamento detalhado do nível de uso das principais funcionalidades do ambiente virtual pelos professores e o percentual de utilização do mesmo pelos diversos cursos e disciplinas, para verificar o potencial de incremento da modalidade. Os resultados mostram que existe um grande potencial para crescimento do Blended Learning na instituição e a necessidade de se estabelecer estratégia para apoiar e estimular esse crescimento.
Referências
Gluz, J. C., Galafassi, C., & Penteado, F. (2011). Suporte Técnico/Pedagógico aos OAs pelos AVAs: uma Análise Comparativa das Pesquisas Recentes. XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2011, Aracaju-SE).
Graham, C. R. (2013). Emerging practice and research in blended learning. In M. J. Moore (Ed.), Handbook of distance education (pp. 333 –350). (3rd ed.). New York, NY: Routledge.
Graham, C. R., Woodfield, W., & Harrison, J. B. (2013). A framework for institutional adoption and implementation of blended learning in higher education. The Internet and Higher Education, 18, 4-14.
Halverson, L. R., Graham, C. R., Spring, K. J., & Drysdale, J. S. (2012). An analysis of high impact scholarship and publication trends in blended learning. Distance Education, 33(3), 381 – 413.
King, S., & Arnold, K. (2012). Blended learning environments in higher education: a case study of how professors make it happen. Mid-Western Educational Researcher, 25, 44 – 59.
Moskal, P., Dziuban, P., & Hartman, J. (2013). Blended learning: a dangerous idea? The Internet and Higher Education, 18, 15 – 23.
Niemiec, M. , & Otte, G . (2009). An administrator's guide to the whys and hows of blended learning. Journal of Asynchronous Learning Networks , 13(1), 19– 30.
Norberg, A., Dziuban, C. D., & Moskal, P. D. (2011). A time-based blended learning model. On the Horizon, 19(3), 207–216.
Rodrigues, L. A. (2010). Uma nova proposta para o conceito de Blended Learning. Interfaces da Educação, 1(3), 5-22.
Ross, B., & Gage, K. (2006). Global perspectives on blended learning: Insight from WebCT and our customers in higher education. The handbook of blended learning: Global perspectives, local designs. 155-168.
Silva, J. C. S., Gomes, A. S., & Brito, J. A. (2013). Estratégias para Blended Learning na Disciplina Resistência dos Materiais. XLI Congresso Brasileiro de Ensino em Engenharia. Gramado-RS.
Tori, R. (2009). Cursos híbridos ou blended learning. In: Litto, F. M. e Formiga, M. (Orgs.) Educação a Distância. Estado da Arte. São Paulo: Pearson, p.121-128.
Valente, J. A. (2005). Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. In: Integração das Tecnologias na Educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, p. 22-30.
Voss, G. B., Nunes, F. B., Herpich F. & Medina, R. D. (2013). Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ambientes Imersivos: um estudo de caso utilizando tecnologias de computação móvel. XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013, Campinas-SP).