Adoção de Blended Learning: verificação do potencial de ampliação na Universidade Federal do Vale do São Francisco

  • Jorge Luis Cavalcanti Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ramona Florêncio Pereira da Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • João Carlos Sedraz Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Alex Sandro Gomes Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Este artigo apresenta um estudo que teve como objetivo avaliar o nível atual de adoção do ambiente virtual de aprendizagem Moodle no apoio ao ensino presencial, caracterizando o Blended Learning na Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Foi feito um levantamento detalhado do nível de uso das principais funcionalidades do ambiente virtual pelos professores e o percentual de utilização do mesmo pelos diversos cursos e disciplinas, para verificar o potencial de incremento da modalidade. Os resultados mostram que existe um grande potencial para crescimento do Blended Learning na instituição e a necessidade de se estabelecer estratégia para apoiar e estimular esse crescimento.

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Publicado
03/11/2014
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RAMOS, Jorge Luis Cavalcanti; SILVA, Ramona Florêncio Pereira da; SILVA, João Carlos Sedraz; GOMES, Alex Sandro. Adoção de Blended Learning: verificação do potencial de ampliação na Universidade Federal do Vale do São Francisco. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 36-45. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.36.