Análise das Interações de Orientadores no Moodle durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso a Distância

  • Cristian Cechinel Universidade Federal de Pelotas

Resumo


O presente trabalho descreve a análise de interações de professores dentro de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) durante uma disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso a Distância. Dados sobre os logs de acesso dos professores ao ambiente foram coletados, pré-processados e analisados com o objetivo de observar os diferentes aspectos das suas interações como o uso de fóruns e chats, e o número médio de interações dedicado aos seus orientandos. Foi possível observar que o número médio de interações por estudante está diretamente associado ao número de estudantes orientados pelo professor, e que as duas formas de comunicação disponíveis (síncrona e assíncrona) apresentaram igual importância durante o processo de orientação dos trabalhos.

Referências

Agudo-Peregrina, Á. F., S. Iglesias-Pradas, M. Á. Conde-González and Á. Hernández-García (2014). "Can we predict success from log data in VLEs? Classification of interactions for learning analytics and their relation with performance in VLE-supported F2F and online learning." Computers in Human Behavior 31(0): 542-550.

Anderson, T., R. Liam, D. R. Garrison and W. Archer (2001). "Assessing teacher presence in a computer conferencing context." Journal of the Asynchronous Learning Network 5(2): 17.

Andresen, M. A. (2009). "Asynchronous discussion forums: success factors, outcomes, assessments, and limitations." Journal of Educational Technology & Society 12(1).

Bassett, P. (2011). "How Do Students View Asynchronous Online Discussions As A Learning Experience?" Interdisciplinary Journal of E-Learning & Learning Objects 7.

Beer, C., K. Clark and D. Jones (2010). Indicators of engagement. Curriculum, technology & transformation for an unknown future. Proceedings ascilite Sydney 2010.

Benfatti, E. d. F. S. S., C. Gomes, C. M. d. Costa, L. L. Brasil and S. d. P. Ávila (2013). Orientação de TCC em Ambiente Virtual de Aprendizagem: Uma Pesquisa Ação. X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (ESUD 2013). Belém (Pará), UNIREDE.

Cechinel, C., L. Bilhalva and M. Kuskoski (2013). Trabalho de Conclusão de Curso a Distância: Aspectos Quantitativos da Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem pelos Orientadores. XVIII Congreso Internacional de Informática Educativa (TISE) Nuevas Ideas en Informática Educativa, Porto Alegre.

Hrastinski, S. (2008). "Asynchronous and synchronous e-learning." Educause quarterly 31(4): 51-55.

Jayaprakash, S. M., E. W. Moody, E. J. Lauría, J. R. Regan and J. D. Baron (2014). "Early Alert of Academically At-Risk Students: An Open Source Analytics Initiative." Journal of Learning Analytics 1(1): 6-47.

Offir, B., Y. Lev and R. Bezalel (2008). "Surface and deep learning processes in distance education: Synchronous versus asynchronous systems." Computers & Education 51(3): 1172-1183.

Primo, L. and C. R. d. O. e. Silva (2007). A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs.

Schultz, R. A. (2003). The effectiveness of online synchronous discussion. Proceedings of the informing science and information technology joint education conference, Finland.

Silva, J. A. R. e., F. B. d. Oliveira and L. Mourão (2012). Uma Comparação entre Cursos a Distância e Presencial. 18° CIAED Congresso Internacional ABED de EaD "Histórias, Analíticas e Pensamento "Aberto" – Guias para o Futuro da EAD", São Luís (Maranhão).

Swan, K. (2003). "Learning effectiveness online: What the research tells us." Elements of quality online education, practice and direction 4: 13-47.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
CECHINEL, Cristian. Análise das Interações de Orientadores no Moodle durante a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso a Distância. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 46-55. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.46.