Aplicação de Desenvolvimento de Jogos Digitais como um Meio de Motivação em Diferentes Níveis de Ensino de Computação

  • Ângelo Magno de Jesus Instituto Federal de Minas Gerais
  • Dimas Antônio Silveira Gonçalves Instituto Federal de Minas Gerais
  • Lorena Almeida Cunha Ferreira Instituto Federal de Minas Gerais

Resumo


Este artigo descreve métodos utilizados e experiências adquiridas na aplicação do desenvolvimento de jogos digitais como um fator para motivar alunos de computação, de diferentes níveis de ensino, a se manter em carreiras relacionadas à Tecnologia da Informação, assim como auxiliar no aprendizado de conceitos de desenvolvimento de software. Nossa abordagem envolve a aplicação de um modelo de Desenvolvimento Ágil adaptado, que utiliza iterações rápidas com a participação de professores e alunos. Para programação, foi utilizada uma máquina de jogos de alto nível. Os resultados obtidos mostram que a maioria dos estudantes foi de fato motivada.

Referências

Andrade, M.; Silva, C. e Oliveira, T. "Desenvolvendo Games e Aprendendo Matemática Utilizando o Scratch". Anais do SBGames 2013, São Paulo, SP, Brasil.

Albernaz, J. M.; Arrevabani, M. C.; Nobre, I. A. M.; Batista, S; Silva, J. D. (2011) "Reflexões sobre um Curso de Jogos Computacionais Livres para o Ensino das Primeiras Noções Matemáticas, em EAD". Anais do XVII WIE XXII SBIE. Aracajú, SE, Brasil.

Brophy, J. (2004) "Motivating Students to Learn". 2a. ed. LEA. Mahwah, New Jersey.

GameMaker Studio. (2014) Disponível em https://www.yoyogames.com/studio. Acesso: 18 Junh 2014.

Marques, D. L.; Costa, L. F. S.; Silva, M. A. A. e Rebouças A. D. D. S. (2011) "Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python". Anais do XVII WIE XXII SBIE. Aracajú, SE, Brasil.

Rocha, A. S.; Silva, J. F. de J.; Carneiro, D. A.; Santos, J. M. de J.; Santana, B. L. e Bittencourt, R. A. (2013) "Utilização do Scratch como Ferramenta de Auxílio à Aprendizagem de Programação". Anais do COBENGE 2013 XLI Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Gramado, RS, Brasil.

Scracth. (2014) Disponível em http://scratch.mit.edu/. Acesso: 18 Junh 2014.

Teles, V. M. (2004), Extreme Programming: Aprenda como encantar seus usuários desenvolvendo software com agilidade e alta qualidade, 1a. ed. Novatec.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
JESUS, Ângelo Magno de; GONÇALVES, Dimas Antônio Silveira; FERREIRA, Lorena Almeida Cunha. Aplicação de Desenvolvimento de Jogos Digitais como um Meio de Motivação em Diferentes Níveis de Ensino de Computação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 56-65. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.56.