Avaliação de software educativo na formação docente: articulando teoria e prática

  • Ana Cristina Barbosa da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Rozelma Soares de França Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Cada vez mais é necessário proporcionar, durante a formação inicial dos professores, momentos para que possam utilizar a tecnologia digital nos processos de ensino e de aprendizagem. Deste modo, este artigo apresenta os resultados de um projeto de extensão que promoveu a avaliação de softwares educativos por graduandos de licenciaturas em Química, Física, Matemática e Pedagogia, considerando a interface gráfica, aspectos pedagógicos e específicos das áreas supracitadas, a partir de critérios propostos em checklist. Os resultados evidenciam a compreensão da importância de avaliar os softwares educativos antes do uso com os estudantes, cultivando um senso crítico nos participantes do curso.

Referências

Bakhtin, M. M. (2003). Estética de criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes.

Bastos, Maria I. (2010). O desenvolvimento de competências em "TIC para a educação" na formação de docentes na América Latina. Brasília: UNESCO.

Gomes, A. S. (2008). "Referencial teórico construtivista para avaliação de software educativo". Revista Brasileira de Informática na Educação, 16(2).

Oliveira, E. R., Prates, R. O., & Werneck, G. A. (2010). "Considerações sobre Aplicação do Método de Avaliação de Comunicabilidade ao domínio educacional". In Proceedings of the IX Symposium on Human Factors in Computing Systems.

Peres, F. (2007). Diálogo e autoria: do desenvolvimento ao uso de sistemas de informação. Tese de doutorado. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.

Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2005). Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman.

Silva, A. C. B. da. (2012). Softwares Educativos: Critérios de Avaliação a partir dos Discursos da Interface, da Esfera Comunicativa e do Objeto de Ensino. Tese de doutorado. Recife: Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Pernambuco.

Soares, M. M. & Falcão, C. S. (2013). "Design, Ergonomia e Novas Tecnologias na Educação". In Anais do 6º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem.

Valdivia, I. J. (2008). Las políticas de tecnología para escuelas en América Latina y el mundo: visiones y lecciones, Santiago de Chile, Naciones Unidas.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Ana Cristina Barbosa da; FRANÇA, Rozelma Soares de. Avaliação de software educativo na formação docente: articulando teoria e prática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 106-115. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.106.