Bem Mais que os Bits da Computação Desplugada

  • Fábio Bezerra UFRA

Resumo


Aos alunos do curso de Licenciatura em Computação é fundamental que possuam elevada formação técnica em computação. Por outro lado, também é importante que esses alunos estejam à vontade com o universo do ensino e o contato com os aprendizes, pois atuarão na formaçãao de estudantes capazes de utilizar, compreender ou mesmo criar tecnologias para os computadores. Este trabalho relata a experiência que estudantes desse curso tiveram com a "Computação Desplugada" em uma escola pública. Essa experiência foi bem aceita pela escola e seus alunos, bem como para os licenciandos, que puderam vivenciar a rotina da escola e o ambiente da sala de aula.

Referências

Andrade, D., Carvalho, T., Silveira, J., Cavalheiro, S., Foss, L., Fleischmann, A. M., Aguiar, M., e Reiser, R. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In Anais do Workshop de Informática na Escola.

Bell, T., Alexander, J., Freeman, I., e Grimley, M. (2009). Computer science unplugged: School students doing real computing without computers. The New Zealand Journal of Applied Computing and Information Technology, 13(1):20–29.

Bell, T., Witten, I. H., e Fellows, M. (2011). Computer science unplugged: Ensinando ciência da computação sem o uso do computador. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.

Cambraia, A. C. e Scaico, P. D. (2013). Os desaos da educação em computação no brasil: um relato de experiências com projetos pibid no sul e nordeste do pás. Revista Espaço Acadêmico, 13(148):01–09.

Costa, T., Batista, A., Maia, M., Almeida, L., e Farias, A. (2012). Trabalhando fundamentos de computação no nível fundamental: experiência de licenciandos em computação da universidade federal da parába. In XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba, PR.

de França, R. S., da Silva, W. C., e do Amaral, H. J. C. (2012). Ensino de ciência da computação na educação básica: Experiências, desaos e possibilidades. In XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba, PR.

de França, R. S. e Amaral, H. J. C. d. (2013). Ensino de computação na educação básica no brasil: Um mapeamento sistemático. In XXI Workshop sobre Educação em Computação.

de França, R. S., da Silva, W. C., e do Amaral, H. J. C. (2013). Despertando o interesse pela ciência da computação: Práticas na educação básica. In Proceedings of International Conference on Engineering and Computer Education, volume 8, pages 282–286.

Gal-Ezer, J., Beeri, C., Harel, D., e Yehudai, A. (1995). A high school program in computer science. Computer, 28(10):73–80.

Gonçalves, D. A. S., da Silva, G. M., da Luz, R. S., e Silva, E. P. (2013). Relato de experiência de alunos do curso de licenciatura em computação do ifmg-campus ouro branco na utilização de objetos de aprendizagem desplugados e do scratch como instrumentos no ensino de programação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

Scaico, P. D., Corlett, E. F., Paiva, L. F., Raposo, E. H. S., e Alencar, Y. (2012). Relato da utilização de uma metodologia de trabalho para o ensino de ciência da computação no ensino médio. In Anais do Workshop de Informática na Escola.

Scaico, P. D., Maia, M., Duarte, A. C., Silva, M. A. d. A., e Silva, J. C. d. (2011). Sem matemática não existe computação. In Anais do Workshop de Informática na Escola, pages 1424–1427.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
BEZERRA, Fábio. Bem Mais que os Bits da Computação Desplugada. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 116-125. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.116.