Contribuições da Comunidade Brasileira de Informática na Educação para o Ensino de Química
Resumo
A Informática na Educação (IE) representa hoje uma grande aliada de professores das diversas as áreas do conhecimento. Considerando o contexto do Ensino da Química, a literatura mostra que a Computação pode auxiliar no processo de compreensão de conceitos abstratos e muitas vezes de difícil entendimento para os alunos. Este trabalho tem por objetivo discutir sobre as contribuições da comunidade brasileira de IE para o ensino de Química, considerando estudos publicados na RBIE, no SBIE e no WIE. O método utilizado nesta pesquisa é o mapeamento sistemático, método de pesquisa secundário empregado para integrar os resultados oriundos de diversos estudos publicados anteriormente. O mapeamento identificou 15 estudos relacionados com o contexto da Química e ao longo do período analisado, a comunidade brasileira de IE apresentou propostas bastante diversificadas como apoio ao ensino da Química, não apenas com propostas inéditas, mas também com avaliações e relatos de experiências de ferramentas já existentes. Pode-se concluir que apesar da quantidade ainda reduzida de estudos voltados pra Química, a informática pode atuar de forma positiva para a promoção do ensino-aprendizagem nesta área.
Referências
CAVALCANTI, T. R; da SILVA, F. Q. B. Historical, Conceptual, and Methodological Aspects of the Publications of the Brazilian Symposium on Software Engineering: A Systematic Mapping Study. Anais do 25th Brazilian Symposium on Software Engineering (SBES), São Paulo, 2011.
EASTERBROOK, S.; SINGER, J.; STOREY, M.; DAMIAN, D. Selecting Empirical Methods for Software Engineering Research. Computer Science Department, University of Toronto, 2011.
FREITAS JR, V.; ANDERLE, D. F.; SANTOS, J. L. S.; STEIL, A. V. Engenharia do Conhecimento como suporte aos processos de Aprendizagem Organizacional. Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012), ISSN 2316-6533. Rio de Janeiro, 2012.
KITCHENHAM, B.; DYBÅ, T.; JØRGENSEN, M. Evidence-based Software Engineering. 26th International Conference on Software Engineering, (ICSE '04), Proceedings. IEEE, Washington DC, USA, pp 273 – 281, 2004.
MAGALHÃES, C. V. C.; SANTOS, R. E. S.; da SILVA, F. Q. B.; GOMES, A. S. Caracterizando a Pesquisa em Informática na Educação no Brasil: Um Mapeamento Sistemático das Publicações do SBIE. Anais do 24º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). Campinas, 2013.
MEDEIROS, M. A. A informática no ensino de química: análise de um software para o ensino de Tabela Periódica. Anais do 14º Encontro Nacional de Ensino de Química (XIV ENEQ). Curitiba, 2008.
PESSOA, A. B. A Informática como Instrumento Mediador do Ensino de Química Aplicada na Formação Inicial dos Professores. Revista de Estudos Sobre Educação Pública – EAPE, 2013.
PETERSEN, K.; FELDT, R.; MUJTABA, S.; MATTSSON, M. Systematic Mapping Studies in Software Engineering. 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE). University of Bari, Italy, 26 27 June 2008.
SANTOS, D. O.; WARTHA, E. J.; SILVA FILHO, J. C. Software educativos livres para o Ensino de Química: Análise e Categorização. Anais do 15º Encontro Nacional de Ensino de Química (XV ENEQ). Brasília, 2010.
SILVA, L. M.; SOUZA, M. F. C.; FERNANDES, A. C.; SOUZA, S. M.; CASTRO FILHO, J. A.; PEQUENO, M. C. Avaliando a Potencial Contribuição de um Objeto de Aprendizagem no Ensino de Química. Anais do 16º Workshop de Informática na Escola, 2010.
SANTOS, A. O.; SILVA, R. P.; ANDRADE, D; LIMA, J. P. M. Dificuldades e motivações de aprendizagem em Química de alunos do ensino médio investigadas em ações do (PIBID/UFS/Química). Scientia Plena. VOL. 9, NUM. 7, 2013.
VALENTE, J. A. (1999). Informática na educação no Brasil: Análise e contextualização histórica. In: VALENTE, J.A. (Org.). O Computador na Sociedade do Conhecimento Campinas: UNICAMP/NIED. p. 1-4.