Interface Natural na Educação: Um Estudo de Caso no Ensino de Geografia

  • Cristina Paludo Santos Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Rodrigo Segatto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Yuri Patrick Teixeira Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Tuane FreiBerger Willers Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Resumo


Este artigo apresenta o GeoEdu - um software de cunho educacional que agrega as contribuições advindas da área de IHC, mais especificamente, da Interface Natural, para apoiar o processo de ensino e de aprendizagem. O software da ênfase no ensino da disciplina de Geografia, tendo como finalidade permitir que um usuário aprendiz possa utilizá-lo de maneira a mediar suas interações com o computador por meio de gestos e, assim, se motivar para construção de seu conhecimento, desenvolvendo a cognição como meio de explorar suas múltiplas competências. Um estudo de caso foi desenvolvido em um ambiente real com vistas a analisar o impacto da proposta e a pertinência do uso da interação natural no desenvolvimento de aplicações no contexto educacional.

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Publicado
03/11/2014
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SANTOS, Cristina Paludo; SEGATTO, Rodrigo; TEIXEIRA, Yuri Patrick; WILLERS, Tuane FreiBerger. Interface Natural na Educação: Um Estudo de Caso no Ensino de Geografia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 238-247. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.238.