Introdução à Programação e à Implementação de Processadores por Estudantes do Ensino Médio

  • Felipe Viel Univali
  • André Raabe Univali
  • Cesar Zeferino Univali

Resumo


Este trabalho descreve a iniciação de estudantes de ensino médio a programação de computadores, projeto de circuitos digitais e implementação de um processador com fins educacionais, sendo uma iniciativa para captação de egressos do ensino médio para cursos na área da computação, mais especificamente na Engenharia de Computação. O projeto avaliou o uso do processador BIP como um aporte para fomentar o desenvolvimento do pensamento computacional. O resultado apontou a viabilidade do programa proposto para pequenos grupos de estudantes e a vantagem de se apoiar nos recursos didáticos utilizados no primeiro ano dos cursos de graduação.

Referências

ANDRADE, D. et al. Proposta de Atividades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental. Anais do Workshop de Informática na Escola, Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

EXAME. Falta de profissionais de TI se agravará no Brasil, diz IDC. São Paulo: Abril, 2013. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/falta-de-profissionais-de-ti-se-agravara-no-brasil-diz-idc>. Acesso em: 4 jul. 2014.

FRANÇA, Rozelma; AMARAL, Haroldo. Proposta Metodológica de Ensino e Avaliação para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional com o Uso do Scratch. Anais do Workshop de Informática na Escola, Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2013.

MORANDI, Diana; PEREIRA, Maicon Carlos; RAABE, André Luis Alice; ZEFERINO, Cesar Albenes . Um processador básico para o ensino de conceitos de arquitetura e organização de computadores. Hífen, Uruguaiana, v. 30, p. 73-80, 2006.

NASCIMENTO, Cristiane. Brasil tem déficit de 150 mil engenheiros: mesmo com uma das maiores médias salariais, carreira atrai só 10% dos universitários. Rio de Janeiro: O Globo, 2012. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/economia/brasil-tem-deficit-de-150-mil-engenheiros-6474231>. Acesso em: 4 jul. 2014.

NOSCHANG, Luis Fernando; PELZ, Fillipi; DE JESUS, Elieser A.; RAABE, André. Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação. Workshop de Educação em Computação, Anais do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, 2014.

PEREIRA, M. C.; VIEIRA, P. V; RAABE, A. L. A. e ZEFERINO, C. A. A basic processor for teaching digital circuits and systems design with FPGA. In: SOUTHERN PROGRAMMABLE LOGIC CONFERENCE, 8., Bento Gonçalves, 2012. Proceedings... Pelotas: UFPel, 2012.

VIEIRA, Paulo Viniccius. Bipide: Ambiente de Desenvolvimento Integrado para Utilização dos Processadores BIP no Ensino de Programação. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em Ciência da Computação - Universidade do Vale do Itajaí, 2009.

VIEIRA, P. V; RAABE, A. L. A. e ZEFERINO, C. A. Bipide: ambiente de desenvolvimento integrado para a arquitetura dos processadores BIP. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 18, n. 1, 2010. ISSN 1414-5685

VIEIRA, P. V. Avaliação Empírica da Proposta Interdisciplinar de uso dos Processadores BIP. Dissertação de Mestrado em Computação Aplicada, Universidade do Vale do Itajaí, 2013.

WALTRICK, Rafael. Alta taxa de desistência na universidade causa déficit de engenheiros. Londrina: Gazeta do Povo, 2013. Disponível em: <http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1405796&tit=Alta-taxa-de-desistencia-na-universidade-causa-deficit-de-engenheiros>. Acesso em: 4 jul. 2014.

ZEFERINO, Cesar Albenes; RAABE, André L.A.; VIEIRA, P. V.; PEREIRA, Maicon Carlos. Um enfoque interdisciplinar no ensino de Arquitetura de Computadores. In: MARTINS, Carlos Augusto Paiva da Silva; NAVAUX, Philippe Olivier Alexandre; AZEVEDO, Rodolfo Jardim de; KOFUJI, Sérgio Takeo (Org.). Arquitetura de Computadores: educação, ensino e aprendizado. 1ed. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2012, v. , p. 165-193.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
VIEL, Felipe; RAABE, André; ZEFERINO, Cesar. Introdução à Programação e à Implementação de Processadores por Estudantes do Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 248-257. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.248.