Manifestações expressivas na inclusão digital: Ações integradas entre as artes e a informática na Educação de Jovens e Adultos

  • Clevi Elena Rapkewicz UFRGS
  • Lisinei Rodrigues UFRGS
  • Laura Bauermann UFRGS

Resumo


A Educação de Jovens e Adultos (EJA), no contexto do Colégio de Aplicação da UFRGS permite ao estudante vivenciar experiências pedagógicas que investem na inclusão digital e na docência compartilhada. Nessa perspectiva, este artigo analisa ações integradas entre Informática, e os conteúdos do componente curricular de expressão e movimento (Teatro, Música, Artes Visuais e Educação Física). Foi possível evidenciar que a inclusão digital pode ampliar-se de forma lúdica ressignificando a experiência de aprender.

Referências

CREMA, R.; WEIL, P.; LELOUP, J.Y. Normose a Patologia da Normalidade. Campinas SP: Versus Editora, (2003).

DESGRANGES, F. Pedagogia do teatro: provocação e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2010.

MONTEIRO, M. F. M. Dança popular: espetáculo e devoção. São Paulo: Terceiro Nome, (2011).

PICON-VALLIN, B. Os novos desafios da imagem e do som para o ator: em direção a um "super-ator"? Revista Cena. Vol. 7. Porto Alegre: IA/UFRGS, 2005

ROCHA FILHO, J. B.; BASSO, N. R. S.; BORGES, R. M. R. Transdisciplinaridade: a natureza íntima da educação científica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.

ROTH, Gabrielle. Os ritmos da alma: o movimento como prática espiritual. São Paulo: Cultrix, (1997).

SILVA, M. Sala de aula interativa. Rio de Janeiro: Quarter, (2002).

TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. Wikinomics: como a colaboração em massa pode mudar o seu negócio. (Tradução de Marcello Lino). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, (2007).

THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação 15. ed. São Paulo: Cortez, (2007). [Coleção Temas Básicos de Pesquisa-Ação]

TOFFLER, A. A terceira onda. Rio de Janeiro: Record, (2007).

WARSCHAUER, M. (2006) Tecnologia e Inclusão Social: a exclusão digital em debate. São Paulo: Editora SENAC São Paulo.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
RAPKEWICZ, Clevi Elena; RODRIGUES, Lisinei; BAUERMANN, Laura. Manifestações expressivas na inclusão digital: Ações integradas entre as artes e a informática na Educação de Jovens e Adultos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 258-267. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.258.