Melhorias de Gestão de Cursos a Distância Através da Análise de Acessos ao AVA

  • José Jorge L. Dias Junior Universidade Federal da Paraíba
  • Ricardo Serrano Universidade Federal da Paraíba
  • Eudisley dos Anjos Universidade Federal da Paraíba
  • Lucídio Cabral Universidade Federal da Paraíba
  • Jan Edson Rodrigues Leite Universidade Federal da Paraíba
  • Estêvão Domingos Soares de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Hercilio de Medeiros Sousa Universidade Federal da Paraíba

Resumo


A qualidade dos cursos de Educação A Distância (EAD) têm aumentado muito nos últimos anos. As novas tecnologias têm proporcionado um melhor uso e gestão dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Entretanto, essa melhoria vai além da tecnologia e diversos desafios ainda devem ser superados. Este trabalho apresenta o uso da análise de acesso ao AVA como forma de planejamento de ações e estratégias para redução dos entraves existente na gestão dos cursos EAD. Para isso, foi utilizada uma ferramenta de Business Intelligence (BI) para coleta e análise de dados que permitam uma melhor tomada de decisões em relação a infraestrutura, recursos e estratégias de ensino.

Referências

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. Educação à distância: o estado da arte. São Paulo, Pearson, 2009.

ABED. Associação Brasileira de Educação A Distância. Censo EAD.BR. Relatório Analítico da aprendizagem a distância no Brasil. 2012. Disponível em: http://www.abed.org.br/censoead/censo2012.pdf. Acesso em 30 de abril de 2014.

SANTOS, N. Estado da arte em espaços virtuais de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, Florianópolis, SBC, n.4, abril, 1999.

BARBERA, ELENA. Quality in Virtual Education Environments. British Journal of Educational Technology, v35.1, p. 13-20, 2004.

DILLENBOURG, P.; SCHNEIDER, D.; SYNTETA, P.. Virtual Learning Environments. 3rd Hellenic Conference Information & Communication Technologies in Education, 2002.

WICKERSHAM, L. E., DOOLEY, K.E.. A content analysis of critical thinking skills as an indicator of quality of online discussion in virtual learning communities, The Quarterly Review of Distance Education, v7.2, p.185-193. 2006.

CHAMLIAN, H. C.. Docência na universidade: professores inovadores na USP. Cadernos de pesquisa, 118, São Paulo, 2003.

IKE-ELECHI O. S.; NEIL AND F., C. N. Predicting students attitudes towards advertising on a university Virtual Learning Environment (VLE). Active Learning in Higher Education. V. 13.1. p. 63-75, 2012.

BEETHAM, H., SHARPE, R. Rethinking pedagogy for a digital age: Designing and delivering e-learning, 2ª edição, 2007.

CLIFTON, B. Advanced Web Metrics with Google Analytics, 3rd Edition, Abril, 2012.

PLAZA B., Google analytics for measuring website performance. Tourism Management, V. 32.3, p. 477-481, 2011.
Publicado
03/11/2014
DIAS JUNIOR, José Jorge L.; SERRANO, Ricardo; DOS ANJOS, Eudisley; CABRAL, Lucídio; LEITE, Jan Edson Rodrigues; OLIVEIRA, Estêvão Domingos Soares de; SOUSA, Hercilio de Medeiros. Melhorias de Gestão de Cursos a Distância Através da Análise de Acessos ao AVA. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 268-277. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.268.