MobileMech: Um Software Educacional para Apoiar o Processo de Ensino-Aprendizagem de Mecânica no Ensino Médio
Resumo
Não é comum encontrar software educacional para apoiar o processo de ensino-aprendizagem em Física. Neste artigo, é apresentado um software educacional (MobileMech) desenvolvido para o ensino de temas abordados em Mecânica, um dos tópicos da matéria de Física, para alunos do Ensino Médio. MobileMech foi implementado para ser utilizado em um tablet com sistema operacional Android. Aprendizado que utiliza recursos apresentados em tablets e esteja inserido em contexto que os alunos estão habituados a aprenderem pode potencializar o ensino de Física. Os resultados da avaliação de uso mostraram que MobileMech tem potencial no contexto do processo de ensino-aprendizagem.Referências
Anderson, J.; Barnett, M. Using Video Games to Support Pre-Service Elementary Teachers Learning of Basic Physics Principles. In: Journal of Science Education and Technology. V. 20. pp. 347-362. 2011.
Brom, C.; Sisler, V.; Slavík, R. Implementing Digital Game-Based Learnig in Schools: Augmented Learning Environment of "Europe 2045". In: Multimedia System. V. 16. pp. 23-41. 2009.
Brown, J. S.; Collins, A.; Duguid, P. A. An Architecture for Mobile Learning Objects. In: IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine. V. 18. pp. 32-42. 1989.
Heck, A. Bringing Reality into the Classroom. In: Teaching Mathematics Applications. V. 28. pp. 164-179. 2009.
Kinshuk, S.; Jarkko, S.; Erkki, G. T. Mobile Technologies in Support of Distance Learning. In: Asian Journal of Distance Education. V. 1. pp. 60-68. 2003.
Lazzarotto, L. L.; Braga, J. L.; Oliveira, A. P.; Passos, F. J. V. A Educação em Ambientes Virtuais: Proposição de Recursos Computacionais para Aumentar a Eficiência do Processo Ensino-Aprendizado. In: Rev. Bras. de Informática na Educação. V. 19. N.2. pp.42-55. 2011.
Lindström, P.; Gulz, A.; Haaket, M.; Sjöden, B. Match and Mismatching Between the Pedagogical Design Principles of a Math Game and the Actual Practices of Play. In: Journal of Computer Assisted Leraning. V. 27. pp. 90-102. 2011.
Liu, Y.; Han, S.; Li, H. Understanding the Factors Driving m-Learning Adoption: A Literature Review. In: Campus Wide Information Systems. V. 27. pp. 210-226. 2010.
Moreno, P. M.; Márquez, C. Y. The New Informatics Technologies in Education Debate. In: Comunications in Computer and Information Science. V. 19. pp. 291-296. 2008.
Oliveira, K. A.; Amaral M. A.; Domingos, G. R. A Avaliação do Uso de Objetos de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. In: Revista Brasileira de Informática na Educação. V. 19. N. 3. pp. 53-65. 2011.
Rachid, C. L.; Ishitani, L. M-Tutorial: Ferramenta de Autoria para Desenvolvimento de Tutoriais Voltado para o m-Learning. In: Rev. Bras. de Informática na Educação. V. 20. pp. 17-31. 2012.
Ross, J. A; Bruce, C. D; Sibbald, T. M. Sequencing Computer-Assisted Learning of Transformation of Trigonometric Functions. In: Teaching Mathematics Applications. V. 30. pp. 120-137. 2011.
Silva Júnior. MobileMech: Um Software Educacional para o Ensino de Mecâminca. Monografia de Final de Curso em Ciência da Computação. Universidade Federal de Lavras. 74p. 2013.
Tatnall, A.; Leonard, R. Purpose-Built Educational Computers in the 1980s: The Australian Experience. In: Adv. in Inform. and Communication Technology. V.325. pp.101-111. 2010.
Uzunboylu, H.; Cavus, N.; Ercag, E. Using Mobile Learning to Increase Environmental Awareness. In: Computers and Education. V. 52. pp. 381-389. 2009.
Brom, C.; Sisler, V.; Slavík, R. Implementing Digital Game-Based Learnig in Schools: Augmented Learning Environment of "Europe 2045". In: Multimedia System. V. 16. pp. 23-41. 2009.
Brown, J. S.; Collins, A.; Duguid, P. A. An Architecture for Mobile Learning Objects. In: IEEE Multidisciplinary Engineering Education Magazine. V. 18. pp. 32-42. 1989.
Heck, A. Bringing Reality into the Classroom. In: Teaching Mathematics Applications. V. 28. pp. 164-179. 2009.
Kinshuk, S.; Jarkko, S.; Erkki, G. T. Mobile Technologies in Support of Distance Learning. In: Asian Journal of Distance Education. V. 1. pp. 60-68. 2003.
Lazzarotto, L. L.; Braga, J. L.; Oliveira, A. P.; Passos, F. J. V. A Educação em Ambientes Virtuais: Proposição de Recursos Computacionais para Aumentar a Eficiência do Processo Ensino-Aprendizado. In: Rev. Bras. de Informática na Educação. V. 19. N.2. pp.42-55. 2011.
Lindström, P.; Gulz, A.; Haaket, M.; Sjöden, B. Match and Mismatching Between the Pedagogical Design Principles of a Math Game and the Actual Practices of Play. In: Journal of Computer Assisted Leraning. V. 27. pp. 90-102. 2011.
Liu, Y.; Han, S.; Li, H. Understanding the Factors Driving m-Learning Adoption: A Literature Review. In: Campus Wide Information Systems. V. 27. pp. 210-226. 2010.
Moreno, P. M.; Márquez, C. Y. The New Informatics Technologies in Education Debate. In: Comunications in Computer and Information Science. V. 19. pp. 291-296. 2008.
Oliveira, K. A.; Amaral M. A.; Domingos, G. R. A Avaliação do Uso de Objetos de Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. In: Revista Brasileira de Informática na Educação. V. 19. N. 3. pp. 53-65. 2011.
Rachid, C. L.; Ishitani, L. M-Tutorial: Ferramenta de Autoria para Desenvolvimento de Tutoriais Voltado para o m-Learning. In: Rev. Bras. de Informática na Educação. V. 20. pp. 17-31. 2012.
Ross, J. A; Bruce, C. D; Sibbald, T. M. Sequencing Computer-Assisted Learning of Transformation of Trigonometric Functions. In: Teaching Mathematics Applications. V. 30. pp. 120-137. 2011.
Silva Júnior. MobileMech: Um Software Educacional para o Ensino de Mecâminca. Monografia de Final de Curso em Ciência da Computação. Universidade Federal de Lavras. 74p. 2013.
Tatnall, A.; Leonard, R. Purpose-Built Educational Computers in the 1980s: The Australian Experience. In: Adv. in Inform. and Communication Technology. V.325. pp.101-111. 2010.
Uzunboylu, H.; Cavus, N.; Ercag, E. Using Mobile Learning to Increase Environmental Awareness. In: Computers and Education. V. 52. pp. 381-389. 2009.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
JUNIOR, Edmylson; COSTA, Heitor.
MobileMech: Um Software Educacional para Apoiar o Processo de Ensino-Aprendizagem de Mecânica no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 288-297.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.288.