Nos rumos da autonomia tecnológica – desafios e lições aprendidas para a formação de jovens
Resumo
A geração que alguns atualmente denominam "nativos digitais" demonstra uma relação fluida com o uso de dispositivos diversos, entretanto, tendem a ignorar como tais dispositivos funcionam. O Projeto Jovem Hacker tem como objetivo investigar maneiras de auxiliar na formação de uma geração que seja autônoma tecnologicamente. Neste artigo, relatamos nossa a primeira experiência no contexto do Projeto Jovem Hacker, por meio da realização de um piloto com a linguagem Scratch. Apontamos lições aprendidas e desafios rumo ao empoderamento tecnológico de jovens. Esperamos, com isso, desenhar um modelo inicial para formação de jovens em direção à autonomia tecnológica, para além do Scratch, com linguagens mais poderosas e um melhor entendimento da nossa sociedade tecnológica.Referências
Amiel, T., & Amaral, S. F. do. (2013). Nativos e Imigrantes: Questionando a Fluência Tecnológica de Alunos e Professores. Revista Brasileira de Informática Na Educação, 21(3), 1–11.
Flannery, L., Kazakoff, E., Bonta, P., Silverman, B., Bers, M., & Resnick, M. (2013). Designing ScratchJr: Support for Early Childhood Learning Through Computer Programming. Proceedings of the 2013 Interaction Design and Children (IDC) Conference. New York.
Oblinger, D. G., & Hawkins, B. L. (2006). The myth about student competency. Educause Review, (March/April), 12–13.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. New York, NY: Basic Books.
Périssé, P., & Garboggini, I. (2004, 2005). Informática com crianças pequenas. Pátio Educação Infantil, 33-36.
Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernandez, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., & Kafai, Y. (2009). Scratch: Programming for All. Communications of the ACM, vol. 52, no. 11, pp. 60-67 (Nov. 2009).
Venceslau, M. (2013) Falta de profissionais de TI se agravará no Brasil, diz IDC. EXAME.com. Disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/falta-de-profissionais-de-ti-se-agravara-no-brasil-diz-idc. Acesso em 15/07/2014.
Flannery, L., Kazakoff, E., Bonta, P., Silverman, B., Bers, M., & Resnick, M. (2013). Designing ScratchJr: Support for Early Childhood Learning Through Computer Programming. Proceedings of the 2013 Interaction Design and Children (IDC) Conference. New York.
Oblinger, D. G., & Hawkins, B. L. (2006). The myth about student competency. Educause Review, (March/April), 12–13.
Papert, S. (1980). Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas. New York, NY: Basic Books.
Périssé, P., & Garboggini, I. (2004, 2005). Informática com crianças pequenas. Pátio Educação Infantil, 33-36.
Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernandez, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., & Kafai, Y. (2009). Scratch: Programming for All. Communications of the ACM, vol. 52, no. 11, pp. 60-67 (Nov. 2009).
Venceslau, M. (2013) Falta de profissionais de TI se agravará no Brasil, diz IDC. EXAME.com. Disponível em http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/falta-de-profissionais-de-ti-se-agravara-no-brasil-diz-idc. Acesso em 15/07/2014.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
ARANTES, Flávia Linhalis; AMIEL, Tel; FEDEL, Gabriel.
Nos rumos da autonomia tecnológica – desafios e lições aprendidas para a formação de jovens. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 308-317.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.308.