O Blog como Ferramenta de Apoio às Funções do NTE-Regional: Gestão, Acompanhamento e Orientação do Uso das TDIC na Escola
Resumo
Este trabalho analisa o uso do blog como ferramenta de apoio às funções do NTE-Regional. Por meio de análise qualitativa utilizando observação e questionário foi realizada a descrição e avaliação do blog. A análise demonstrou que foi necessária a criação de vários blogs interligados para apoiar as funções do núcleo e que a organização sistematizada e hierárquica atribui funcionalidade ao blog do NTE-Regional num sistema de hipertexto. Os dados obtidos na avaliação demonstraram que o design, apresentação e forma são adequados, o material é confiável e objetivo, mas há necessidade de maior divulgação para estimular a interação e apropriação do blog na prática pedagógica de professores e gestores.Referências
Araújo, M. C. M. U. (2009). "Potencialidades do uso do blog em educação". Natal: UFRN, 2009. Dissertação de Mestrado.
Bardin, L (1997). "Análise de conteúdo". Lisboa, Edições 70, 1977.
Gomes, M. J; Lopes, A. M. (2010). "Blogues escolares: quando, como e porquê?", http://www.edumat.com.br, Novembro.
Levy, P. (2005). "A inteligência coletiva por uma antropologia do ciberespaço." Tradução Luiz Paulo Rouanet, 4 ed, São Paulo: Loyola, 2005.
Marques, A. de M., Pimentel, M., Siqueira, S. (2010). "Dinâmicas Educacionais com o Uso de Blogs: Requisitos a partir de Experiências." Anais do XVI WIE. Belo Hori-zonte. pp. 1177-1186.
Mato Grosso do Sul. (2011). Secretaria de Educação. "Resolução/SED n. 2491, de 8 de dezembro de 2011", http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/, Dezembro, p. 14.
Moran, J. M. (2009). "A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Editora Papirus, 4ª Ed.
Pontes, R. L. J. e Filho, J. A. C. (2011). "O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)". Anais do XVII WIE. Aracaju. pp. 1478-1487.
Prado, M. E. B. B. (2010). "Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica". Material complementar. Especialização: Tecnologias em educação. Rio de Janeiro: CCEAD/PUCRio.
Santiago, M. F. C. E Lima, R. W. (2013). "Blog: Uma Ferramenta de Aprendizagem no Ensino Médio Inovador". Anais do XIX WIE. Campinas/SP, pp. 80-89.
Tinzmann, M. B. et al. (1990). "What is the collaborative classroom?" North Central Regional Educational Laboratory (NCREL), Oak Brook.
Vigotsky, L.S. (2008). "Pensamento e Linguagem." São Paulo: Martins Fontes.
Bardin, L (1997). "Análise de conteúdo". Lisboa, Edições 70, 1977.
Gomes, M. J; Lopes, A. M. (2010). "Blogues escolares: quando, como e porquê?", http://www.edumat.com.br, Novembro.
Levy, P. (2005). "A inteligência coletiva por uma antropologia do ciberespaço." Tradução Luiz Paulo Rouanet, 4 ed, São Paulo: Loyola, 2005.
Marques, A. de M., Pimentel, M., Siqueira, S. (2010). "Dinâmicas Educacionais com o Uso de Blogs: Requisitos a partir de Experiências." Anais do XVI WIE. Belo Hori-zonte. pp. 1177-1186.
Mato Grosso do Sul. (2011). Secretaria de Educação. "Resolução/SED n. 2491, de 8 de dezembro de 2011", http://ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/, Dezembro, p. 14.
Moran, J. M. (2009). "A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Editora Papirus, 4ª Ed.
Pontes, R. L. J. e Filho, J. A. C. (2011). "O uso do blog como ferramenta de ensino-aprendizagem por professores participantes do Projeto Um Computador por Aluno (UCA)". Anais do XVII WIE. Aracaju. pp. 1478-1487.
Prado, M. E. B. B. (2010). "Integração de mídias e a reconstrução da prática pedagógica". Material complementar. Especialização: Tecnologias em educação. Rio de Janeiro: CCEAD/PUCRio.
Santiago, M. F. C. E Lima, R. W. (2013). "Blog: Uma Ferramenta de Aprendizagem no Ensino Médio Inovador". Anais do XIX WIE. Campinas/SP, pp. 80-89.
Tinzmann, M. B. et al. (1990). "What is the collaborative classroom?" North Central Regional Educational Laboratory (NCREL), Oak Brook.
Vigotsky, L.S. (2008). "Pensamento e Linguagem." São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
CAMILOTTI, Dirce Cristiane.
O Blog como Ferramenta de Apoio às Funções do NTE-Regional: Gestão, Acompanhamento e Orientação do Uso das TDIC na Escola. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 318-327.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.318.