O conceito big data na educação

  • Pasqueline Dantas Scaico Universidade Federal de Pernambuco / Universidade Federal da Paraíba
  • Ruy José G. B. de Queiroz Universidade Federal de Pernambuco
  • Alexandre Scaico Universidade Federal da Paraíba

Resumo


Nos dias atuais as tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm sendo amplamente utilizadas como plataforma de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Uma grande quantidade de dados sobre esse processo pode ser gerada automaticamente e armazenada para análise. Como esses dados podem ser de grande volume, uma técnica que desponta como apropriada para análise é a chamada big data. Neste artigo apresentamos o conceito de big data, com ênfase em seu uso nos processo de ensinoaprendizagem. Serão apresentados seus benefícios, usos atuais e desafios em sua implementação no contexto da educação. Com isso pretende-se divulgar essa tendência para que seja possível iniciar futuras discussões sobre o uso da técnica como apoio à melhoria do processo de ensino-aprendizagem no Brasil.

Referências

Arnold, K. E., Pistilli, M. D. (2012) Course Signals at Purdue: Using Learning Analytics to Increase Student Success. Proceedings of the 2nd International Conference on Learning Analytics and Knowledge, pages 267-270, Vancouver, Canada.

Briggs, S. (2014) Big Data in Education: Big Potential or Big Mistake? Disponível em: http://www.opencolleges.edu.au/informed/features/big-data-big-potential-or-big-mistake. Último acesso: julho de 2014.

Collins, E.D., 2013. Preliminary summary: a study of Augmented Online Learning Environments, San Jose. Available at: http://www.sjsu.edu/chemistry/People/Faculty/Collins_Research_Page/AOLE Report-September 10 2013 final.pdf. Último acesso: julho de 2014.

Faus, M. (2014). Big Data at Khan Academy. Blog. Disponível em: http://mattfaus.com/2013/10/big-data-at-khan-academy. Último acesso: julho de 2014.

Ferreira, J. (2013) Big data in education: The five types that matter. Disponível em http://www.knewton.com/blog/knewton/from-jose/2013/07/18/big-data-in-education

Guthrie, D. (2013). The Coming Big data Education Revolution. Disponível em: http://www.usnews.com/opinion/articles/2013/08/15/why-big-data-not-moocs-will-revolutionize-education. Último acesso: outubro de 2013.

Johnson, L., Adams Becker, S., Cummins, M., Estrada, V., Freeman, A. (2014). NMC Horizon Report: 2014 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em http://cdn.nmc.org/media/2014-nmc-horizon-report-he-EN-SC.pdf Último acesso: julho de 2014.

Kamenetz, A. (2013) How NSA Data Mining Shenanigans Could Sink InBloom And Big data In Education. Disponível em http://www.wiredacademic.com/2013/07/how-nsa-data-mining-concerns-are-impacting-inbloom-and-big-data-in-education. Último acesso: novembro de 2013.

Manyika, J., M. Chui, B. Brown, J. Bughin, R. Dobbs, C. Roxburgh, and A. H. Byers. (2011). Big data: The Next Frontier for Innovation, Competition, and Productivity. McKinsey Global Institute. Disponível em [link]. Último acesso: agosto de 2013.

Soares, L. (2012) The Rise of Big Data. EDUCAUSE Review, vol. 47, no. 3. Disponível em http://www.educause.edu/ero/article/rise-big-data. Último acesso: julho de 2014.

Schleicher, A. (2013) Big data and PISA. Disponível em http://www.huffingtonpost.com/andreas-schleicher/big-data-and-pisa_b_3633558.html. Último acesso: novembro de 2013.

US Department of Education (2012). Enhancing Teaching and Learning Through Educational Data Mining and Learning Analytics: An Issue Brief, Washington, D.C., Disponível em http://www.ed.gov/edblogs/technology/files/2012/03/edm-la-brief.pdf. Último acesso: novembro de 2013.
Publicado
03/11/2014
SCAICO, Pasqueline Dantas; DE QUEIROZ, Ruy José G. B.; SCAICO, Alexandre. O conceito big data na educação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 328-336. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.328.