O conceito big data na educação
Resumo
Nos dias atuais as tecnologias de informação e comunicação (TIC) vêm sendo amplamente utilizadas como plataforma de apoio ao processo de ensino-aprendizagem. Uma grande quantidade de dados sobre esse processo pode ser gerada automaticamente e armazenada para análise. Como esses dados podem ser de grande volume, uma técnica que desponta como apropriada para análise é a chamada big data. Neste artigo apresentamos o conceito de big data, com ênfase em seu uso nos processo de ensinoaprendizagem. Serão apresentados seus benefícios, usos atuais e desafios em sua implementação no contexto da educação. Com isso pretende-se divulgar essa tendência para que seja possível iniciar futuras discussões sobre o uso da técnica como apoio à melhoria do processo de ensino-aprendizagem no Brasil.
Referências
Briggs, S. (2014) Big Data in Education: Big Potential or Big Mistake? Disponível em: http://www.opencolleges.edu.au/informed/features/big-data-big-potential-or-big-mistake. Último acesso: julho de 2014.
Collins, E.D., 2013. Preliminary summary: a study of Augmented Online Learning Environments, San Jose. Available at: http://www.sjsu.edu/chemistry/People/Faculty/Collins_Research_Page/AOLE Report-September 10 2013 final.pdf. Último acesso: julho de 2014.
Faus, M. (2014). Big Data at Khan Academy. Blog. Disponível em: http://mattfaus.com/2013/10/big-data-at-khan-academy. Último acesso: julho de 2014.
Ferreira, J. (2013) Big data in education: The five types that matter. Disponível em http://www.knewton.com/blog/knewton/from-jose/2013/07/18/big-data-in-education
Guthrie, D. (2013). The Coming Big data Education Revolution. Disponível em: http://www.usnews.com/opinion/articles/2013/08/15/why-big-data-not-moocs-will-revolutionize-education. Último acesso: outubro de 2013.
Johnson, L., Adams Becker, S., Cummins, M., Estrada, V., Freeman, A. (2014). NMC Horizon Report: 2014 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. Disponível em http://cdn.nmc.org/media/2014-nmc-horizon-report-he-EN-SC.pdf Último acesso: julho de 2014.
Kamenetz, A. (2013) How NSA Data Mining Shenanigans Could Sink InBloom And Big data In Education. Disponível em http://www.wiredacademic.com/2013/07/how-nsa-data-mining-concerns-are-impacting-inbloom-and-big-data-in-education. Último acesso: novembro de 2013.
Manyika, J., M. Chui, B. Brown, J. Bughin, R. Dobbs, C. Roxburgh, and A. H. Byers. (2011). Big data: The Next Frontier for Innovation, Competition, and Productivity. McKinsey Global Institute. Disponível em [link]. Último acesso: agosto de 2013.
Soares, L. (2012) The Rise of Big Data. EDUCAUSE Review, vol. 47, no. 3. Disponível em http://www.educause.edu/ero/article/rise-big-data. Último acesso: julho de 2014.
Schleicher, A. (2013) Big data and PISA. Disponível em http://www.huffingtonpost.com/andreas-schleicher/big-data-and-pisa_b_3633558.html. Último acesso: novembro de 2013.
US Department of Education (2012). Enhancing Teaching and Learning Through Educational Data Mining and Learning Analytics: An Issue Brief, Washington, D.C., Disponível em http://www.ed.gov/edblogs/technology/files/2012/03/edm-la-brief.pdf. Último acesso: novembro de 2013.