O Facebook como espaço de interação, colaboração e aprendizagem: uma reflexão sob a perspectiva discente

  • Adriana Alves Novais Souza UFS
  • Henrique Nou Schneider UFS

Resumo


O artigo discute a necessidade da prática de ensino estar atrelada ao universo das tecnologias digitais, expandindo os tempos e espaços formais de aprendizagem. Partindo do uso de uma rede social – o Facebook – como ambiente de aprendizagem complementar às práticas de ensino presencial, buscou-se conhecer o olhar do aluno diante da proposta, principalmente em relação à aquisição dos conteúdos, à colaboração com os demais e sua participação no processo. Trata-se de uma pesquisa de Mestrado em andamento, à qual interessa compreender os (des) caminhos docentes para o uso das redes sociais como ambiente informal de aprendizagem, cuja primeira fase de análise, relativa aos questionários aplicados, evidencia a positividade da proposta, no contexto dos participantes.

Referências

Arantes, F. L.; Freire, F. M. P.; Simioni, B. Estudo de viabilidade sobre o uso de Chatterbots em redes sociais para acessar ambientes de e-learning. In: "Anais do XIX Workshop de Informática na Escola". Campinas, SP, 2013.

Barcelos, G. T.; Batista, S. C. F. Rede social na internet como apoio à formação docente. "Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação". Rio de Janeiro, nov. 2012.

Ciribelli, J. P.; Paiva, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, Belo Horizonte, v. 13, jan/jun 2011. Fava, R. "Educação 3.0: como ensinar estudantes com culturas tão diferentes". 2ª Ed. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2012.

Globo News. Brasil é o quarto país com mais nativos digitais. "Jornal das 10". Publicado em 13.05.2014. Disponível em: http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/v/brasil-e-o-quarto-pais-com-mais-nativos-digitais/3344231/. Acesso: 18.06.2014.

Kerckhove, D. Da democracia à ciberdemocracia. In: Felice, M. Di (org.) "Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social". 1 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora (Coleção Era Digital; v. 1), 2008.

Marcon, K.; Machado, J. B.; Carvalho, M. J. S. Arquiteturas pedagógicas e redes sociais: uma experiência no Facebook. In: "Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação". Rio de Janeiro, RJ, nov. 2012.

Mota, J. C. "Da web 2.0 ao e-learning 2.0: aprender na rede". Dissertação de mestrado. Universidade Aberta. Lisboa, Portugal, 2009.

Pireddu, M. Do fornecimento à participação. O aprendizado entre modelos teóricos e tecnologias. In: Felice, M. Di (org.). "Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social". 1 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora (Coleção Era Digital; v. 1), 2008.

Renó, D. P., Versuti, A., Renó, L. T. L. Transmediação e conectivismo: contemporaneidade para a educação. In: Linhares, R. N., Lucena, S. Versuti, A. (org.) "As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI". Fortaleza: Edições UFC, 2012.

Schneider, H. N. A educação na contemporaneidade: flexibilidade, comunicação e colaboração. In: "Int. J. Knowl. Eng. Management", Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 86-104 , mar./maio, 2013.

______. "Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado". Tese de Doutorado. Florianopolis-SC: UFSC, 2002.

Sibilia, P. "Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão". Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

Siemens, G. "Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital". Trad. Bruno Leite, 2004. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/66317606/Conectivismo-uma-Teoria-Para-a-Era-Digital. Acessado em: 04.02.2014.

Souza, A. A. N. "Prática docente conectivista: o Facebook como ambiente promotor da coaprendizagem". Dissertação de mestrado em andamento. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: SE, s.d.

Souza, A. A. N.; Schneider, H. N. Uso do Facebook como Recurso de Avaliação da Aprendizagem. In: "Anais do XIX Workshop de Informática na Escola". Campinas, SP, 2013.

Valente, J. A. Mudanças na sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. Cap. 2. In: Valente, J. A. (org). "O computador na sociedade do conhecimento". Campinas, SP: Unicamp/ NIED, 1999.
Publicado
03/11/2014
SOUZA, Adriana Alves Novais; SCHNEIDER, Henrique Nou. O Facebook como espaço de interação, colaboração e aprendizagem: uma reflexão sob a perspectiva discente. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 342-351. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.342.