O Facebook como espaço de interação, colaboração e aprendizagem: uma reflexão sob a perspectiva discente
Abstract
The article discusses the need for practical education be tied to the world of digital technologies, expanding the times and formal learning spaces. Starting from the use of a social network - Facebook - like learning environment to complement classroom teaching practices, aimed to investigate the student on the look of the proposal, particularly in relation to the acquisition of content, collaboration with others and their participation in the process. This is a research Master's in progress, to which interests understand the (mis) direction for teachers using social networks as an informal learning environment, the first phase of analysis on the questionnaires, shows the positivity of the proposal, in the context of participant.References
Arantes, F. L.; Freire, F. M. P.; Simioni, B. Estudo de viabilidade sobre o uso de Chatterbots em redes sociais para acessar ambientes de e-learning. In: "Anais do XIX Workshop de Informática na Escola". Campinas, SP, 2013.
Barcelos, G. T.; Batista, S. C. F. Rede social na internet como apoio à formação docente. "Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação". Rio de Janeiro, nov. 2012.
Ciribelli, J. P.; Paiva, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, Belo Horizonte, v. 13, jan/jun 2011. Fava, R. "Educação 3.0: como ensinar estudantes com culturas tão diferentes". 2ª Ed. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2012.
Globo News. Brasil é o quarto país com mais nativos digitais. "Jornal das 10". Publicado em 13.05.2014. Disponível em: http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/v/brasil-e-o-quarto-pais-com-mais-nativos-digitais/3344231/. Acesso: 18.06.2014.
Kerckhove, D. Da democracia à ciberdemocracia. In: Felice, M. Di (org.) "Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social". 1 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora (Coleção Era Digital; v. 1), 2008.
Marcon, K.; Machado, J. B.; Carvalho, M. J. S. Arquiteturas pedagógicas e redes sociais: uma experiência no Facebook. In: "Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação". Rio de Janeiro, RJ, nov. 2012.
Mota, J. C. "Da web 2.0 ao e-learning 2.0: aprender na rede". Dissertação de mestrado. Universidade Aberta. Lisboa, Portugal, 2009.
Pireddu, M. Do fornecimento à participação. O aprendizado entre modelos teóricos e tecnologias. In: Felice, M. Di (org.). "Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social". 1 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora (Coleção Era Digital; v. 1), 2008.
Renó, D. P., Versuti, A., Renó, L. T. L. Transmediação e conectivismo: contemporaneidade para a educação. In: Linhares, R. N., Lucena, S. Versuti, A. (org.) "As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI". Fortaleza: Edições UFC, 2012.
Schneider, H. N. A educação na contemporaneidade: flexibilidade, comunicação e colaboração. In: "Int. J. Knowl. Eng. Management", Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 86-104 , mar./maio, 2013.
______. "Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado". Tese de Doutorado. Florianopolis-SC: UFSC, 2002.
Sibilia, P. "Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão". Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Siemens, G. "Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital". Trad. Bruno Leite, 2004. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/66317606/Conectivismo-uma-Teoria-Para-a-Era-Digital. Acessado em: 04.02.2014.
Souza, A. A. N. "Prática docente conectivista: o Facebook como ambiente promotor da coaprendizagem". Dissertação de mestrado em andamento. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: SE, s.d.
Souza, A. A. N.; Schneider, H. N. Uso do Facebook como Recurso de Avaliação da Aprendizagem. In: "Anais do XIX Workshop de Informática na Escola". Campinas, SP, 2013.
Valente, J. A. Mudanças na sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. Cap. 2. In: Valente, J. A. (org). "O computador na sociedade do conhecimento". Campinas, SP: Unicamp/ NIED, 1999.
Barcelos, G. T.; Batista, S. C. F. Rede social na internet como apoio à formação docente. "Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação". Rio de Janeiro, nov. 2012.
Ciribelli, J. P.; Paiva, V. H. P. Redes e mídias sociais na internet: realidades e perspectivas de um mundo conectado. Revista Mediação, Belo Horizonte, v. 13, jan/jun 2011. Fava, R. "Educação 3.0: como ensinar estudantes com culturas tão diferentes". 2ª Ed. Cuiabá: Carlini e Caniato, 2012.
Globo News. Brasil é o quarto país com mais nativos digitais. "Jornal das 10". Publicado em 13.05.2014. Disponível em: http://globotv.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/v/brasil-e-o-quarto-pais-com-mais-nativos-digitais/3344231/. Acesso: 18.06.2014.
Kerckhove, D. Da democracia à ciberdemocracia. In: Felice, M. Di (org.) "Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social". 1 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora (Coleção Era Digital; v. 1), 2008.
Marcon, K.; Machado, J. B.; Carvalho, M. J. S. Arquiteturas pedagógicas e redes sociais: uma experiência no Facebook. In: "Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação". Rio de Janeiro, RJ, nov. 2012.
Mota, J. C. "Da web 2.0 ao e-learning 2.0: aprender na rede". Dissertação de mestrado. Universidade Aberta. Lisboa, Portugal, 2009.
Pireddu, M. Do fornecimento à participação. O aprendizado entre modelos teóricos e tecnologias. In: Felice, M. Di (org.). "Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social". 1 ed. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora (Coleção Era Digital; v. 1), 2008.
Renó, D. P., Versuti, A., Renó, L. T. L. Transmediação e conectivismo: contemporaneidade para a educação. In: Linhares, R. N., Lucena, S. Versuti, A. (org.) "As redes sociais e seu impacto na cultura e na educação do século XXI". Fortaleza: Edições UFC, 2012.
Schneider, H. N. A educação na contemporaneidade: flexibilidade, comunicação e colaboração. In: "Int. J. Knowl. Eng. Management", Florianópolis, v. 2, n. 2, p. 86-104 , mar./maio, 2013.
______. "Um ambiente ergonômico de ensino-aprendizagem informatizado". Tese de Doutorado. Florianopolis-SC: UFSC, 2002.
Sibilia, P. "Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão". Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Siemens, G. "Conectivismo: Uma Teoria de Aprendizagem para a Idade Digital". Trad. Bruno Leite, 2004. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/66317606/Conectivismo-uma-Teoria-Para-a-Era-Digital. Acessado em: 04.02.2014.
Souza, A. A. N. "Prática docente conectivista: o Facebook como ambiente promotor da coaprendizagem". Dissertação de mestrado em andamento. Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão: SE, s.d.
Souza, A. A. N.; Schneider, H. N. Uso do Facebook como Recurso de Avaliação da Aprendizagem. In: "Anais do XIX Workshop de Informática na Escola". Campinas, SP, 2013.
Valente, J. A. Mudanças na sociedade, mudanças na Educação: o fazer e o compreender. Cap. 2. In: Valente, J. A. (org). "O computador na sociedade do conhecimento". Campinas, SP: Unicamp/ NIED, 1999.
Published
2014-11-03
How to Cite
SOUZA, Adriana Alves Novais; SCHNEIDER, Henrique Nou.
O Facebook como espaço de interação, colaboração e aprendizagem: uma reflexão sob a perspectiva discente. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 342-351.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.342.
