O uso dos motores de busca na Internet: como se configuram as pesquisas de conteúdo na Web para a produção de trabalhos educacionais
Resumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar como se configura a pesquisa de conteúdo na Internet, por parte dos alunos da turma de Tecnologia da Informação do curso de Letras da FACOS, na composição de trabalhos textuais com o uso dos motores de busca. Essa turma foi acompanhada em duas aulas, tendo o histórico de navegação do browser de Internet analisado e questionários aplicados, com vistas ao levantamento de dados para as análises. Este estudo demonstrou o Google como escolha preferida para a realização de pesquisas de conteúdo, e os impactos que os filtros de busca deste site produzem nos processo de pesquisa na Web.Referências
Albuquerque, Aparecida Maria Costa de, Fernandes, Alisandra Cavalcante, Filho, José Aires Castro. "Investigando Práticas Educativas Com O Uso De Computadores Na Escola: Uma Abordagem Construcionista Ou Instrucionista?". Anais do XXII SBIE XVII WIE. ISSN: 2176-4301. 2011.
Borba, Marcelo C. e Penteado, Miriam Godoy – "Informática e Educação Matemática coleção tendências em Educação Matemática". Autêntica, Belo Horizonte – 2001.
Campos, Ricardo Nuno Taborda (2005). "Agrupamento Automático de Páginas Web Utilizando Técnicas de Web Content Mining". Disponível em: https://dias.users.greyc.fr/publications/MscRicardo.pdf. Acessado em 17 de jul. 2013.
Coelho, Ricardo.; Azevedo, Rui. "Estudo Comportamental dos Web Crawlers". 2008. Disponível em: http://goo.gl/g8mYH. Acesso: 14 jul. 2013.
Eco, Umberto. "O Dilúvio da informação". (VEJA – Vida Digital). VEJA, ano 33, n. 52, p. 11-15, 04/12/2000.
Google (2011). "Guia do Google de Introdução à Otimização para Motores de Busca (SEO)". Disponível em: http://goo.gl/SPMOQ. Acessado em 17 de jul. 2013.
Google (2013). "Operadores de pesquisa". Disponível em: http://goo.gl/isiLu. Acessado: 1 de jul. 2013.
Google (2013). "Pontuação e símbolos". Disponível em: http://goo.gl/LrjFCP. Acesso: 1 de jul. 2013.
Marques, Antonio Carlos, JESUS, Andreia de. "Uma Reflexão sobre o Projeto Um computador por Escola – UCA". Anais do XXIII SBIE XVIII WIE. ISSN: 2316-6541. 2012.
Borba, Marcelo C. e Penteado, Miriam Godoy – "Informática e Educação Matemática coleção tendências em Educação Matemática". Autêntica, Belo Horizonte – 2001.
Campos, Ricardo Nuno Taborda (2005). "Agrupamento Automático de Páginas Web Utilizando Técnicas de Web Content Mining". Disponível em: https://dias.users.greyc.fr/publications/MscRicardo.pdf. Acessado em 17 de jul. 2013.
Coelho, Ricardo.; Azevedo, Rui. "Estudo Comportamental dos Web Crawlers". 2008. Disponível em: http://goo.gl/g8mYH. Acesso: 14 jul. 2013.
Eco, Umberto. "O Dilúvio da informação". (VEJA – Vida Digital). VEJA, ano 33, n. 52, p. 11-15, 04/12/2000.
Google (2011). "Guia do Google de Introdução à Otimização para Motores de Busca (SEO)". Disponível em: http://goo.gl/SPMOQ. Acessado em 17 de jul. 2013.
Google (2013). "Operadores de pesquisa". Disponível em: http://goo.gl/isiLu. Acessado: 1 de jul. 2013.
Google (2013). "Pontuação e símbolos". Disponível em: http://goo.gl/LrjFCP. Acesso: 1 de jul. 2013.
Marques, Antonio Carlos, JESUS, Andreia de. "Uma Reflexão sobre o Projeto Um computador por Escola – UCA". Anais do XXIII SBIE XVIII WIE. ISSN: 2316-6541. 2012.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
CORREA, Alan; WARPECHOWSKI, Mariusa; PINTO, Andrio S..
O uso dos motores de busca na Internet: como se configuram as pesquisas de conteúdo na Web para a produção de trabalhos educacionais. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 360-369.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.360.