Objetos de Aprendizagem em Scratch para Estudo de Saneamento Básico: Percepções de Alunos e Professores
Resumo
Este artigo busca analisar a percepção de alunos e professores em relação a três objetos de aprendizagem desenvolvidos no ambiente de programação Scratch. Tais recursos foram elaborados pelas autoras do artigo e são destinados ao estudo de temas de saneamento básico. Para levantamento dos dados foi realizado um estudo de caso com alunos do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal, assim como foi promovida uma pesquisa com cinco professores desse ano de escolaridade. De maneira geral, os objetos de aprendizagem foram considerados importantes instrumentos para o processo de ensino e aprendizagem, embora sugestões para o aprimoramento dos mesmos também tenham sido apontadas.
Referências
Almeida, R. R., Chaves, A. C. L., Araújo, C. A. C. F. de Jr (2012) "Avaliação de objetos de aprendizagem: aspectos a serem considerados neste processo", In: III Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia – SINECT, Ponta Grossa-Paraná.
Batista, S. C. F., Barcelos, G. T.; Rapkiewicz, C. E. (2004) "Programas Educacionais: Desenvolvendo Posturas Críticas", In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação – X Workshop de Informática na Escola – WIE, Salvador-Bahia.
Macêdo, L. N. de., Macêdo, A. A. M., Filho, J. A. de C. (2007) "Avaliação de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas", In: Congresso Brasileiro de Informática na Educação – XIII Workshop de Informática na Escola – WIE, Rio de Janeiro.
Pensamento Digital (2012) "Iniciação à programação", http://oficinas.pensamentodigital.org.br/apostila_iniciacao_programacao.pdf, Setembro.
Primo, A. F. T, Cassol, M. B. F. (1999) "Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias", Informática na Educação: teoria e prática, Rio Grande do Sul, Vol. 2, No. 2, pp. 65-80.
Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernández, A.; Rusk, N., Eastmond, E., BRENNAN, K.; Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B.; Kafai, Y. (2009) "Scratch: Programming for All", Communications of the ACM, Vol. 52, No. 11, pp. 60-67, 2009.
Rodrigues, G. S. de S. C., Colesanti, M. T. de M (2008) "Educação ambiental e as novas tecnologias de informação e comunicação", Revista Sociedade & Natureza, Uberlândia, Vol. 20, No. 1, pp. 51-66.
Tarouco, L. (2004) "Avaliação de Objetos de Aprendizagem",http://penta2.ufrgs.br/edu/objetosaprendizagem/, Agosto.
Trata Brasil (2012) "Ranking do Saneamento – Instituto Trata Brasil: nova metodologia e resultados", http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/uploads/pdfs/relatorio-ranking.pdf>, Agosto.