Oficinas Itinerantes de Scratch e Computação Desplugada para Professores como apoio ao Ensino de Computação – um Relato de Experiência

  • Thiago Reis da Silva UFRN
  • Glaúber Galvão de Araujo UFRN
  • Eduardo Henrique da Silva Aranha UFRN

Resumo


Este artigo relata uma experiência vivenciada na aplicação de oficinas para professores da rede estadual e municipal de ensino do Rio Grande do Norte. O objetivo das oficinas foi oportunizar, para educadores, a utilização do software Scratch, como ferramenta auxiliar na prática docente e também de atividades lúdicas para ensinar computação através da Computação Desplugada. Os resultados foram significativos e os professores participantes ressaltaram a importância de momentos como este, para sua formação continuada e também manifestaram o interesse de outros encontros para aprofundar as aplicações e a programação.

Referências

Bell, T.; Witten, I. H.; Fellows, M. (2011) "Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador". Tradução por: Luciano Porto Barreto. Disponível em: <http://csunplugged.org/books>. Acesso em: jun. de 2014.

Denning, P. J. (2004) "Great principles in computing curricula". In: XXXV ACM Technical Symposium on Computer Science Education – SIGCSE, p.336-341, Norfolk, Virginia, USA.

França, R. S.; Amaral, H. J. C. (2013) "Proposta Metodológica de Ensino e Avaliação para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional com o Uso do Scratch". In: Workshop de Informática na Escola – WIE. p.179-188, Campinas – SP.

França, R.; Silva, W.; Amaral, H. "Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades". In: XX Workshop de Educação em Computação WEI. Curitiba, PR.

Pereira Júnior, J.; Rapkiewicz, C. E.; Delgado, C.; Xexeo, J. A. M. (2005) "Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio". XIII Workshop de Educação em Computação WEI. São Leopoldo, RS.

Sant'Anna, H. C.; Neves, V. B. (2012) "Scratch Day UFES: oficina itinerante de introdução a programação para professores". In: IV Simpósio Hipertexto e Tecnologia na Educação, Recife – PE.

SBC – Sociedade Brasileira de Computação. (2011) "A Computação como educação básica". In: Revista da Sociedade Brasileira de Computação. Porto Alegre: Giornale Comunicação Empresarial.
Publicado
03/11/2014
SILVA, Thiago Reis da; ARAUJO, Glaúber Galvão de; ARANHA, Eduardo Henrique da Silva. Oficinas Itinerantes de Scratch e Computação Desplugada para Professores como apoio ao Ensino de Computação – um Relato de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 380-389. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.380.