Organização de Informações via Pensamento Computacional: Relato de Atividade Aplicada no Ensino Fundamental

  • Gleider M. de Campos UFPel
  • Simone Cavalheiro UFPel
  • Luciana Foss UFPel
  • Ana Marilza Pernas UFPel
  • Clause Fátima de Brum Piana UFPel
  • Marilton Aguiar UFPel
  • André Du Bois UFPel
  • Renata Reiser UFPel

Resumo


As inovações tecnológicas mudaram o perfil do profissional requerido pelos setores da economia, exigindo habilidades relacionadas a solução de problemas e pensamento lógico. Concomitante a esta realidade, surge o Pensamento Computacional, uma metodologia para solução de problemas capaz de desenvolver muitas destas habilidades. Este artigo apresenta uma proposta metodol´ogica para a atividade referida como Números Binários, que visa desenvolver habilidades necessárias para prática do Pensamento Computacional em crianças do quarto ano. O artigo detalha o seu desenvolvimento em sala de aula e avalia os resultados obtidos.

Referências

Andrade, D. et al. (2013). Proposta de atividades para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino fundamental. In WIE 2013, pages 169–178.

Barr, V. and Stephenson, C. (2011). Bringing computational thinking to k-12: what is involved and what is the role of the computer science education community? ACM Inroads, 2(1):48–54.

Bell, T., Witten, I. H., and Fellows, M. F. (2010). Computer Science Unplugged.

Bundy, A. (2007). Computational thinking is pervasive. Journal of Scientic and Practical Computing, 1:67–69.

Carnegie Mellon (2013). Center for Computational Thinking. http://www.cs.cmu.edu/˜CompThink/. Acesso: maio/2013.

CSTA, ISTE, and NSF (2010). Computational thinking leadership toolkit. http://www.csta.acm.org/Curriculum/sub/CompThinking.html. Acesso: agosto/2013.

Deng, Z., Huang, W., and Dong, R. (2009). Discussion of ability cultivation of computational thinking in course teaching. In Proc. ICETC'09, pages 197–200.

Denning, P. J. (2009). The profession of it: Beyond computational thinking. Commun. ACM, 52(6):28–30.

França, R. S. and Amaral, C. J. H. (2013). Proposta metodológica de ensino e avaliação para o desenvolvimento do pensamento computacional com o uso do scratch. In Anais do XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013).

Google (2013). Exploring computational thinking. http://www.google.com/edu/computational-thinking/. Acesso: maio/2013.

Hambrusch, S. et al. (2009). A multidisciplinary approach towards computational thinking for science majors. In SIGCSE 2009, pages 183–187. ACM.

ISTE (2013). Operational denition of computational thinking. http://www.iste.org/learn/computational-thinking/ct-operational-denition. Acesso: maio/2013.

Kafura, D. and Tatar, D. (2011). Initial experience with a computational thinking course for computer science students. In SIGCSE 2011, pages 251–256. ACM.

Lee, I. et al. (2011). Computational thinking for youth in practice. ACM Inroads, 2(1):32–37.

Nunes, D. J. (2011). Ciência da computação na educação básica. http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79207. Acesso: maio/2013.

PUC-Rio (2013). Scalable Game Design Brasil. http://www.serg.inf.puc-rio.br/wiki/index.php. Acesso: agosto/2013.

Repenning, A., Webb, D., and Ioannidou, A. (2010). Scalable game design and the development of a checklist for getting computational thinking into public schools. In Proc. 41st Tech. Symp. on Comp. Sci. Education, pages 265–269, New York, USA. ACM.

Scaico, P. D. et al. (2012). Um relato de experiências de estagiários da licenciatura em computação com o ensino de computação para crianças. RENOTE, 10(3).

UFPel (2014). EXP-PC Explorando o Pensamento Computacional para a Qualicação do Ensino Fundamental. http://wp.ufpel.edu.br/pensamentocomputacional. Acesso: junho/2014.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Commun. ACM, 49(3):33–35.

Yinnan, Z. and Chaosheng, L. (2012). Training for computational thinking capability on programming language teaching. In Proc ICCSE'12, pages 1804–1809.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
CAMPOS, Gleider M. de; CAVALHEIRO, Simone; FOSS, Luciana; PERNAS, Ana Marilza; PIANA, Clause Fátima de Brum; AGUIAR, Marilton; BOIS, André Du; REISER, Renata. Organização de Informações via Pensamento Computacional: Relato de Atividade Aplicada no Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 390-399. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.390.