Perfil dos Professores Participantes de uma Pesquisa-Formação para o Uso Pedagógico do Laptop Educacional no Ensino de Ciências das Séries Iniciais e Educação Infantil

  • Shirley Takeco Gobara UFMS
  • Dirce Cristiane Camilotti NTE-Regional-SED/MS
  • Régia Avancini IFMS

Resumo


O presente trabalho relata as ações e apontamentos iniciais de uma pesquisa-formação que tem como objetivo geral desenvolver uma proposta de formação continuada para professores das séries iniciais e educação infantil para uso pedagógico do laptop educacional com ênfase no ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade ação educacional, cujos resultados, etapa diagnóstica, evidenciaram uma prática tradicional e instrucionista e aponta a necessidade de atividades formativa para práticas inovadoras, contextualizadas e reflexivas que levem os professores à tomada de consciência de suas limitações e dificuldades no uso do laptop e da necessidade de atualizações metodológicas para o ensino de ciências.

Referências

Almeida, M. E. B. (2000). "Informática e formação de professores. Coleção Informática para a mudança na Educação". Brasília (p123). Brasília, DF: Ministério da Educação.

Almeida, M. E. B. e Prado, M. E. B. B. (2011). "Indicadores para a formação de educadores para a integração do laptop na escola". In: Almeida, M. E. B.; Prado, M. E. B. B. (Org.). O computador portátil na escola: mudanças e desafios nos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: AVERCAMP. p. 34-48.

Almeida, M. B. E. e Valente, J. A. (2011). "Tecnologias e currículo: trajetórias convergentes ou divergentes?" São Paulo: Paulus. 93 p.

Almeida, M. E. B. (2003). "Educação, ambientes virtuais e interatividade". In: Silva, M. (org.). Educação Online. São Paulo: Loyola.

Auler, D e Delizoicov, D. (2001). "Alfabetização Científico-Tecnológica para quê?" Ensaio-Pesquisa em Educação em Ciências, 3 (2), 105-115.

Alvarado Prada, L. E. (2007). "Deveres e direitos à formação continuada de professores. RPD - Revista Profissão Docente, Uberaba, v.7, n. 16, p. 1-13, ago./dez. 2007.

Belloni, M. L. (2001). "Educação a distância". Campinas: Autores Associados.

Camilotti, D. C. e Gobara, S. T. (2012). "Formação Continuada para Integração do Laptop Educacional: contribuições para a mudança na prática pedagógica do professor." In: Anais do I Seminário Internacional de EaD/SEMEAD, Natal, Rio Grande do Norte.

Carvalho, A. M. P. e Gil-Pérez, D. (1998). "Formação de professores de ciências: tendências e inovações". 3 ed., São Paulo: Cortez.

Carvalho, A. M. P. (2013). "O ensino de Ciências e a proposição de sequencias de ensino investigativas". In: Carvalho, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 1-20.

Giordan, M. (2008). "Computadores e linguagens nas aulas de Ciências". 1 ed., Rio Grande do Sul: Unijuí, 328 p.

Gobara, S. T. e Camilotti, D. C. (2013). "Continued Education to Integrate the Educational Laptop: Reflections on Educational Practice Change." Creative Education, vol.4, n. 10A, p. 61-71. Disponível em: http://www.scirp.org/journal/ce/

Gomes, M. A. F e Gandra, A. F. (2010). "Letramento Digital dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". In: Anais do WIE - XVI Workshop Sobre Informática na Escola, Belo Horizonte, MG.

Gregio, B. M. A. (2012). "Formação continuada de professores e pesquisa-formação: possibilidades e dificuldades na formação de professores para uso de tecnologias no ensino da Matemática". Tese (Doutorado) – UFMS, Campo Grande, MS. 334 p.

Lima Filho, C. B. et al. (2012) "O Ensino de Ciências em Escolas UCA: Uma Análise das Estratégias de Mediação Didática". In: Anais do WIE - XVIII Workshop Sobre Informática na Escola, Rio de Janeiro, RJ.

Reis, E. M. e Linhares, M. P. (2009). "Repensando Saberes Docentes e Discentes no PROEJA: O Espaço Virtual de Aprendizagem no Ensino de Ciências". In: Anais do SBIE - XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis, SC.

Novoa, A. (1991). "A formação contínua de professores: realidades e perspectivas". Aveiro: Universidade de Aveiro.

Sasseron, L. H. (2013). "Interações discursivas e investigação em sala de aula: o papel do professor". In: Carvalho, A. M. P. (org.). Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, p. 41-61.

Schön, D. (1990). "Educating the Reflective Practitioner". San Francisco: Jossey-Bass.

Zeichner, K. M. (1993). "A formação reflexiva de professores: ideias e práticas". Lisboa: Educa.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
GOBARA, Shirley Takeco; CAMILOTTI, Dirce Cristiane; AVANCINI, Régia. Perfil dos Professores Participantes de uma Pesquisa-Formação para o Uso Pedagógico do Laptop Educacional no Ensino de Ciências das Séries Iniciais e Educação Infantil. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 418-427. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.418.