Produção e Avaliação de Videoaulas: Um Estudo de Caso no Ensino de Programação

  • André Raabe Univali
  • André Bernardes Univali
  • Roberto Gonçalves Augusto Junior Univali

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de produção e avaliação de videoaulas voltadas ao ensino de conceitos de lógica de programação. O foco do artigo está em discutir e avaliar as escolhas realizadas no processo de produção detalhando aspectos instrucionais e tecnológicos envolvidos. Uma avaliação das videoaulas foi realizada por 15 estudantes e possibilitou confrontar a opinião dos estudantes com as crenças iniciais dos criadores dos vídeos. Ficou evidenciada a aceitação do recurso no apoio à aprendizagem e a necessidade de uma abordagem mais centrada no estudante para produção dos vídeos.

Referências

Alhazbi, S. Hassanh, M. Fostering Self-Regulated learning in Introductory Computer Programming Course, in 18th Annual Western Canada Conference on Computing Education, 2013, pp. 1–4.

Beaudin, Bart P. E Quick, Don "Instructional Video Evaluation Instrument". Journal of Extension, Vol. 34, N. 3, June 1996.

Bizagi: eLearning. 2014, disponível em: <http://elearning.bizagi.com>, acesso em: 05 jul. 2014.

Cederj. Secretaria de Ciência e Tecnologia do Governo do Rio de Janeiro. Curso de Tecnologia em Sistemas de Computação: Fundamentos de programação, 2013, disponível em: <http://www.cederj.edu.br/videoaulas>, acesso em: 05 jul. 2014.

Coursera. Coursera: Big Data in Education. 2014, disponível em: <https://www.coursera.org/course/bigdata-edu>, acesso em: 05 jul. 2014.

Dallacosta, Adriana; Souza, D.; Tarouco, L.; Franco, S. R. O Vídeo Digital e a Educação, Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, 2004.

Meij, H. van der; Meij, and J. van der. A comparison of paper-based and video tutorials for software learning, Computers and Education, vol. 78, pp. 150–159, Jun. 2014.

Narciss, S.; Proske, A.; Koerndle, H.; Promoting self-regulated learning in web-based learning environments. Computers in Human Behavavior, vol. 23, no. 3, pp. 1126–1144, May 2007.

Neitzke, N. A. Vídeo aulas, 2011, disponível em: <http://www.informaticon.com.br/>, acesso em: 05 jul. 2014.

Noschang, Luis Fernando; Pelz, Fillipi; De Jesus, Elieser A.; Raabe, André. Portugol Studio: Uma IDE para Iniciantes em Programação. Workshop de Educação em Computação, Anais do Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Computação, 2014.

Oliveira, F.; Santana, R.; Pontes, M. O vídeo pela Internet como ferramenta educacional, Anais do Workshop de Informática na Escola – WIE, 2010

Pinto, Eduardo Ribeiro G. A produção de vídeo na escola. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, 2010.

Roesler, V.; Ceron, J.; Andrade, M. Aulas remotas on-line utilizando transmissão de vídeo: estudo de caso na Informática da Unisinos, Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, 2003.

Trimble Buildings. SketchUp: Video Tutorials, 2014, disponível em: <http://www.sketchup.com/pt-BR/learn/videos?playlist=80>, acesso em: 05 jul. 2014.

Veduca, 2014, disponível em: <www.veduca.com.br>, acesso em: 05 jul. 2014.

Zumbrunn, S. Tadlock, J. Roberts, E. Encouraging Self-Regulated Learning in the Classroom : A Review of the Literature, in Metropolitan Educational Research Consortium (MERC), 2011.
Publicado
03/11/2014
RAABE, André; BERNARDES, André; AUGUSTO JUNIOR, Roberto Gonçalves. Produção e Avaliação de Videoaulas: Um Estudo de Caso no Ensino de Programação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 448-456. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.448.