Proposta de um Jogo Educacional para alfabetização de crianças com dislexia

  • Jucelio Soares dos Santos Universidade Estadual da Paraíba
  • Rodrigo Alves Costa Universidade Estadual da Paraíba
  • Rakel Pereira de Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Isolda Bezerra Pereira Universidade Estadual da Paraíba
  • Rafaela Samara Oliveira Pereira Universidade Estadual da Paraíba

Resumo


O objetivo deste trabalho é relatar o desenvolvimento da concepção de um jogo educacional para o ensino de crianças disléxicas na fase de alfabetização, a ser utilizado como uma ferramenta de apoio no processo de aquisição da leitura e da escrita. Os principais resultados deste trabalho são: a análise por meio de estudo bibliográfico sobre o processo de ensino-aprendizagem em escolares na fase de alfabetização que apresentam o distúrbio de dislexia; a análise de alguns softwares educacionais existentes para melhorar a aquisição da leitura e da escrita; a análise da literatura sobre softwares educacionais para alunos disléxicos na fase de alfabetização e a concepção do jogo educacional que se especifica, detalhadamente, a estrutura e todo o funcionamento do jogo.

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Publicado
03/11/2014
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SANTOS, Jucelio Soares dos; COSTA, Rodrigo Alves; SOUZA, Rakel Pereira de; PEREIRA, Isolda Bezerra; PEREIRA, Rafaela Samara Oliveira. Proposta de um Jogo Educacional para alfabetização de crianças com dislexia. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 457-466. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.457.