Questions Today: Sistema m-learning como auxílio ao ensino da matemática

  • Denise Maciel Sena UFAM
  • Elaine Harada T. de Oliveira UFAM
  • Leandro S. G. de Carvalho UFAM

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a avaliação da aplicação do Questions Today – um aplicativo de aprendizagem móvel de apoio à aprendizagem de matemática – desenvolvido a partir da análise de aplicativos m-learning utilizados no ensino de matemática, encontrados na literatura. A aplicação aborda conteúdos específicos da matemática e avalia os alunos através de um exercício de fixação. O foco está no nível de ensino médio e a implantação foi realizada em uma escola pública estadual localizado na cidade de Manaus-AM, usando o celular como dispositivo móvel.

Referências

Barcelos, G. T.; Batista, S. C. F. (2010) "Formação de Professores de Matemática: Uso Pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação", In: X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade, 7 – 9 jul. 2010. Salvador, BA.

Batista, S. C. F.; Behar, P. A.; Passerino, L. M. (2011) "M –learn Mat: Aplicação de um Modelo Pedagógico para Atividades de M-learning em Matemática", In: XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE)/XVII Workshop de Informática na Escola (WIE), 2011, 21 25 nov. 2011. Aracaju, SE.

Batista, S. C. F. (2011) "M -LearnMat: Modelo Pedagógico para Atividades de M - learning em Matemática", Tese (doutorado em Informática na Educação). Porto Alegre, RS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2011.

Batista, S. C. F.; Behar, P. A., Passerino, L. M. (2010) "M -learning na Aprendizagem Matemática: investigando potencialidades e limitações", In: Congreso Colombiano de Informática Educativa 20 Años (RIBIE-Col), 2010, Bogotá.

Batista, S. C. F.; Behar, P. A. (2009) "M-learning e Matemática: mapeando recursos e modalidades educacionais", RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 7, n.2, Dez. 2009.

Batista, S. C. F.; Behar, P. A.; Passerino, L. M. (2010) "Recursos pedagógicos para dispositivos móveis Uma análise com foco na Matemática", RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 8 n. 3, Dez, 2010.

Figueiredo, M. A.; Silva, O. G.; Costa, S. R. (2011) "Programas de Nivelamento de Matemática e Português: M -Learning com Videoaulas", In: Congresso Internacional de Educação a Distância ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), Manaus, 2011.

Kitchenham, B. A.; Budgen, D.; Pearl Brereton, O. (2011) "Using mapping studies as the basis for further research – A participant-observer case study", Information and Software Technology, Volume 53, Edição 6, Jun, 2011.

Marçal, E.; Lima, L. de; Júnior, M.; Viana, W.; Andrade, R.; Ribeiro, J. W. (2010) "Da Elicitação de Requisitos ao Desenvolvimento de Aplicações de Mobile Learning em Matemática", In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, João Pessoa – Paraíba, 2010.

Neto, J. F. B.; Fonseca, F. de S. da. (2013) "Jogos educativos em dispositivos móveis como auxílio ao ensino da matemática", RENOTE: Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n 1, Jul, 2013.

Petersen, K.; Feldt, R.; Mujtaba, S.; Mattsson, M. (2008) Systematic mapping studies in software engineering. In Proceedings of the 12th international conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE'08), Giuseppe Visaggio, Maria Teresa Baldassarre, Steve Linkman, and Mark Turner (Eds.). British Computer Society, Swinton, UK, UK, 68-77.
Publicado
03/11/2014
SENA, Denise Maciel; OLIVEIRA, Elaine Harada T. de; CARVALHO, Leandro S. G. de. Questions Today: Sistema m-learning como auxílio ao ensino da matemática. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 467-476. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.467.