Tecnologia a favor da Educação: Um Estudo de Caso das Escolas do Espírito Santo

  • Marcelo Otone Aguiar Associação de Ensino Superior Unificado do Centro Leste
  • Edilson Luiz do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Resumo


Estudos anteriores apontam que o uso da tecnologia na educação favorece a autonomia dos professores e alunos e propicia um ambiente educacional em que o aluno deixa de ser passivo e passa a atuar de forma crítica. Este estudo analisou a relação entre a presença de tecnologia de informação e comunicação em escolas de ensino médio do Espírito Santo com o seu desempenho, medido através do ENEM. Obteve-se como resultado a existência de relação positiva em cerca de 41%, ou seja, as escolas com a presença de tecnologia da informação e comunicação apresentaram desempenho superior às demais escolas no Espírito Santo.

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Publicado
03/11/2014
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AGUIAR, Marcelo Otone; NASCIMENTO, Edilson Luiz do. Tecnologia a favor da Educação: Um Estudo de Caso das Escolas do Espírito Santo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 492-501. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.492.