Tecnologia a favor da Educação: Um Estudo de Caso das Escolas do Espírito Santo
Resumo
Estudos anteriores apontam que o uso da tecnologia na educação favorece a autonomia dos professores e alunos e propicia um ambiente educacional em que o aluno deixa de ser passivo e passa a atuar de forma crítica. Este estudo analisou a relação entre a presença de tecnologia de informação e comunicação em escolas de ensino médio do Espírito Santo com o seu desempenho, medido através do ENEM. Obteve-se como resultado a existência de relação positiva em cerca de 41%, ou seja, as escolas com a presença de tecnologia da informação e comunicação apresentaram desempenho superior às demais escolas no Espírito Santo.Referências
AZEVEDO, Glauco Lívio Silva. (2009) "Eficiência do Ensino no Distrito Federal pela DEA.", 44 f. Dissertação (Mestrado em Economia de Empresas) – Universidade Católica de Brasília, Brasília.
BIONDI, R. L. & FELÍCIO, F. (2007) "Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise em painel dos dados do Saeb.", In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC, Brasília, ISSN: 1414-0640.
CALDAS, Wagner K.; NOBRE, Isaura A. M.; GAVA, Tânia B. S. (2011) "Uso do Computador na Educação: Desafios Tecnológicos e Pedagógicos.", Informática na Educação: Um caminho de possibilidades e desafios. p. 15-38, Serra.
CORRÊA, A. G. D.; ASSIS, G. A.; VENÂNCIO, V.; FICHEMAN, I. K.; LOPES, R. D. (2006) "Avaliação de aceitabilidade de um computador portátil de baixo custo por criança.", In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasília.
DWYER, T.; WAINE, J.; DUTRA, R. S.; COVOC, A.; MAGALHÃES, V. B.; FERREIRA, L. R.; PIMENTA, V. A.; KLEUCIO, C. (2007) "Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar.", Educação e Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1303-1328.
FRANCO, J. F.; FICHEMAN, I. K.; AQUINO, E. M. M.; MORENO, M.; MANGERONA, M. S.; LOPES, R. D. (2007) "Usando recursos digitais como suporte para convergir e construir conhecimento.", In: Workshop de Modelos Pedagógicos em Educação a Distância: das concepções pessoais aos conceitos científicos, São Paulo.
GOMES, C. M. A.; BORGES, O. N. (2009b) "O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construto.", Est. Aval. Educ, v. 20, n. 42, p. 73-88.
INEP. (2013) "Censo Escolar.", Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acesso em: 20 nov.
LEVINE David M. et al. (2008) "Estatística: Teoria e aplicações.", 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.
LÖBLER, Mauri L.; LÖBLER, Laurenita M. B. (2012) "Os Laboratórios de Informática em Escolas Públicas e sua Relação com o Desempenho Escolar.",Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 10, n. 3, dez.
LOPES, Roseli de Deus; FICHEMAN, Irene Karaguilla; MARTINAZZO, Alexandre A. G.; CORREA, Ana G. D.; VENÂNCIO, Valkíria; BIAZON, Leandro Coletto. (2010) "O uso dos computadores e da internet em escolas públicas de capitais brasileiras.",Estudos & Pesquisas Educacionais – Fundação Victor Civita, n. 1, p. 275, São Paulo.
NERI, M. C. (coord.). (2003) "Mapa da exclusão digital.", Rio de Janeiro: FGV/IBRE.
TRAVITZKI, Rodrigo. (2013) "ENEM: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar.", 320 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
VALENTE, J. A. (1997) "O uso inteligente do computador na educação.", Pátio Revista Pedagógica. Editora: Artes Médicas Sul, ano 1, n. 1, p. 19-21.
WOOLDRIDGE, J. M. (2006) "Introdução à Econometria.", São Paulo: Thomson Learning.
BIONDI, R. L. & FELÍCIO, F. (2007) "Atributos escolares e o desempenho dos estudantes: uma análise em painel dos dados do Saeb.", In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)/MEC, Brasília, ISSN: 1414-0640.
CALDAS, Wagner K.; NOBRE, Isaura A. M.; GAVA, Tânia B. S. (2011) "Uso do Computador na Educação: Desafios Tecnológicos e Pedagógicos.", Informática na Educação: Um caminho de possibilidades e desafios. p. 15-38, Serra.
CORRÊA, A. G. D.; ASSIS, G. A.; VENÂNCIO, V.; FICHEMAN, I. K.; LOPES, R. D. (2006) "Avaliação de aceitabilidade de um computador portátil de baixo custo por criança.", In: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Brasília.
DWYER, T.; WAINE, J.; DUTRA, R. S.; COVOC, A.; MAGALHÃES, V. B.; FERREIRA, L. R.; PIMENTA, V. A.; KLEUCIO, C. (2007) "Desvendando mitos: os computadores e o desempenho no sistema escolar.", Educação e Sociedade, v. 28, n. 101, p. 1303-1328.
FRANCO, J. F.; FICHEMAN, I. K.; AQUINO, E. M. M.; MORENO, M.; MANGERONA, M. S.; LOPES, R. D. (2007) "Usando recursos digitais como suporte para convergir e construir conhecimento.", In: Workshop de Modelos Pedagógicos em Educação a Distância: das concepções pessoais aos conceitos científicos, São Paulo.
GOMES, C. M. A.; BORGES, O. N. (2009b) "O Enem é uma avaliação educacional construtivista? Um estudo de validade de construto.", Est. Aval. Educ, v. 20, n. 42, p. 73-88.
INEP. (2013) "Censo Escolar.", Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acesso em: 20 nov.
LEVINE David M. et al. (2008) "Estatística: Teoria e aplicações.", 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora.
LÖBLER, Mauri L.; LÖBLER, Laurenita M. B. (2012) "Os Laboratórios de Informática em Escolas Públicas e sua Relação com o Desempenho Escolar.",Revista Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, v. 10, n. 3, dez.
LOPES, Roseli de Deus; FICHEMAN, Irene Karaguilla; MARTINAZZO, Alexandre A. G.; CORREA, Ana G. D.; VENÂNCIO, Valkíria; BIAZON, Leandro Coletto. (2010) "O uso dos computadores e da internet em escolas públicas de capitais brasileiras.",Estudos & Pesquisas Educacionais – Fundação Victor Civita, n. 1, p. 275, São Paulo.
NERI, M. C. (coord.). (2003) "Mapa da exclusão digital.", Rio de Janeiro: FGV/IBRE.
TRAVITZKI, Rodrigo. (2013) "ENEM: limites e possibilidades do Exame Nacional do Ensino Médio enquanto indicador de qualidade escolar.", 320 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo.
VALENTE, J. A. (1997) "O uso inteligente do computador na educação.", Pátio Revista Pedagógica. Editora: Artes Médicas Sul, ano 1, n. 1, p. 19-21.
WOOLDRIDGE, J. M. (2006) "Introdução à Econometria.", São Paulo: Thomson Learning.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
AGUIAR, Marcelo Otone; NASCIMENTO, Edilson Luiz do.
Tecnologia a favor da Educação: Um Estudo de Caso das Escolas do Espírito Santo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 492-501.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.492.