Tecnologias Digitais na Educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula

  • Herik Zednik UFRGS
  • Liane M. R. Tarouco UFRGS
  • Luis Klering UFRGS
  • Ana García-Valcárcel USAL
  • Eder P. M. Guerra UVA

Resumo


Este artigo propõe uma Taxonomia das Tecnologias Digitais na Educação (TDE), cujo objetivo é colaborar com os professores no conhecimento e integração da tecnologia digital em sala de aula. A partir do trabalho The technology toolbelt for teaching de Manning y Johnson (2011) e da teoria Hypecycle de Gartner (1955), nos quais se fundamentaram o presente estudo, se consideraram quatro categorias centrais: Autoria; Busca, Armazenamento e Socialização; Imersividade Virtual e Tecnologia Assistiva. Todas estas contém ferramentas específicas que se subdividem em razão de suas funções.

Referências

Freire, P. (1981) "Pedagogia do oprimido", Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gabriel, Martha. (2013) "Educar: a (r)evolução digital na educação", São Paulo: Saraiva.

García-Valcárcel, A. & Martín, A. H. (2013). "Las Tecnologías de la información y la comunicación en el contexto educativo actual". In. Recursos Tecnológicos para la enseñanza e innovación educativa Madrid: Sintesis.

García-Valcárcel, A. (2013). "Las implicaciones educativas de las redes sociales". In. Tecnologías y medios para la educación en la e-sociedad. Madrid: Alianza.

Manning, Susan e Johnson, Kevin E. (2011) "The technology toolbelt for teaching", São Francisco/EUA: Jossey-Bass, 2011.

Santaella, Lucia. (2007) "Cultura das Mídias Revisitada", In: Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.

Schmidt, Eric e Cohen, Jared. (2013) "A nova era digital: como será o futuro das pessoas, das nações e dos negócios", Rio de Janeiro: Intríseca.

Zednik, Herik; Tarouco, Liane M. R.; Ávila, Bárbara; Amaral Érico. (2012) "VEGA - Implementando um Laboratório Virtual Imersivo no OpenSim", Porto Alegre: Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação, V. 10 Nº 1, julho.

Zednik, Herik; Tarouco, Liane M. R. e Klering, Luis R. (2013) "e-Maturity (e-M): construção e elaboração do questionário de autoavaliação da Gestão Tecnopedagógica", Porto Alegre: Revista Renote – Novas Tecnologias na Educação, V. 11 Nº 1, julho.

Zednik, Herik; Tarouco, Liane M. R. e Klering, Luis R. (2014) "Incorporação das TIC à prática pedagógica: indicadores para o desenvolvimento da e-Maturity", In: Formação a distância para gestores da Educação Básica: olhares sobre uma experiência no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Escola de Gestores/ Ministério da Educação, 2014.
Publicado
03/11/2014
ZEDNIK, Herik; TAROUCO, Liane M. R.; KLERING, Luis; GARCÍA-VALCÁRCEL, Ana; GUERRA, Eder P. M.. Tecnologias Digitais na Educação: proposta taxonômica para apoio à integração da tecnologia em sala de aula. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 507-516. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.507.