Tecnologias na Formação de Professores de Matemática: Uma Experiência na Iniciação a Docência

  • Maria Ivete Basniak UNESPAR

Resumo


Discute-se neste trabalho a necessidade da formação de professores envolvendo tecnologias que supere a instrumentação em artefatos computacionais. Assumindo como pressupostos teóricos os trabalhos de Bittar (2011) de que o professor precisa integrar as tecnologias a sua prática pedagógica e de Bueno (2013) com destaque a seu caráter histórico-social, torna-se necessária uma formação que permita discussões e reflexões sobre possibilidades pedagógicas de uso dos computadores no ensino e aprendizagem dos conteúdos de matemática. Relata-se brevemente a experiência de trabalho junto ao subprojeto do PIBID: Tecnologias e Formação de Professores para o Ensino da Matemática da UNESPAR - campus de União da Vitória.

Referências

Barbosa, S. M. (2009) "Tecnologias da Informação e Comunicação, Função Composta e Regra da Cadeia". Tese (Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Bittar, M. (2011) "A abordagem instrumental para o estudo da integração da tecnologia na prática pedagógica do professor de matemática", Educar em Revista: Editora UFPR, Curitiba, Brasil, n. Especial 1/2011, p. 157-171.

Bueno, N. L. (2013) "Tecnologia Educacional e Reificação: Uma Abordagem Crítica a Partir de Marxs e Luckás". Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná.

Escher, M. A. (2011) "Dimensões Teórico-Metodológicas do Cálculo Diferencial e Integral: perspectivas histórica e de ensino e aprendizagem". Tese (Doutorado em Educação Matemática). Rio Claro: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Leivas, J. Ca. P. (2009) "Imaginação, Intuição e Visualização: A Riqueza de Possibilidades da Abordagem Geométrica no Currículo de Cursos de Licenciatura de Matemática". Tese. (Doutorado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná.

Odorico, E. K., Nunes, D. M., Moreira, A., Oliveira, H. M. P. de e Cardoso, A. (2012) "Análise do Não Uso do Laboratório de Informática nas Escolas Públicas e Estudo de Caso". Anais do 18º Workshop de Informática na Escola: Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Setti, M. de O. G. (2009). "O Processo de Discretização do Raciocínio Matemático na Tradução para o Raciocínio Computacional: Um Estudo de Caso no Ensino/Aprendizagem de Algoritmos". Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná.

Simonian, M. (2009) "Formação continuada em ambiente virtual de aprendizagem: elementos reveladores da experiência de professores da educação básica". Dissertação (Mestrado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná.
Publicado
03/11/2014
BASNIAK, Maria Ivete. Tecnologias na Formação de Professores de Matemática: Uma Experiência na Iniciação a Docência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 517-526. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.517.