UCA Acessibilidade: Uma realidade das escolas participantes em Mato Grosso do Sul
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um levantamento realizado nas escolas que participaram do projeto UCA no estado de Mato Grosso do Sul, cujo objetivo principal foi levantar os requisitos de acessibilidade nos laptops educacionais e as necessidades de adaptação em função dos alunos deficientes matriculados nas escolas participantes do projeto UCA e as condições das escolas para receber esses alunos. Os resultados evidenciaram que as escolas atendem um número significativo de deficientes sendo a maioria identificada como deficiente intelectual e que a adaptação do laptop é necessária para a inclusão desses alunos. Além disso, as escolas ainda não estão adequadamente preparadas para receber esses alunos.
Referências
Brasil, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em jan. 2013.
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: out. 2013.
Corrêa, A. G., Oliveira, P. A., Assis, G.A., Ficheman, I. K., Nascimento, M., Gobara, S. T., Araújo, E. G., Lopes ,R. D., Tecnologias Assistivas Livres para Inclusão de Alunos com Deficiência no Projeto UCA in Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013), São Paulo. (a)
Corrêa, A. G., Oliveira, P. A., Assis, G.A., Ficheman, I. K., Nascimento, M., Gobara, S. T., Araújo, E. G., Lopes, R. D., Projeto UCA-Assistiva: mapeamento e avaliação de ferramentas assistivas nos laptops educacionais do PROUCA, RENOTE-Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 3, 2013. (b)
Gobara, S. T. e Camilotti, D. C., Continued Education to Integrate the Educational Laptop: Reflections on Educational Practice Change, Creative Education, Vol.4, No.10A, 61-71, 2013.
Gobara, S. T. Formação continuada para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, Dialogia, São Paulo, n. 16, p. 23-39, 2012.
Kenski, V. M. Educação e Tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP, Papirus, 2007.
Cook e Hussey. Assistive Tecnologies: Principles and Pratice, Mosby. Year Book, USA-Missouri, 1995.
Galvão Filho, T. A. et al. Conceituação e estudo de normas. In: BRASIL, Tecnologia Assistiva. Brasília: CAT/SEDH/PR, 2009, p. 13-39. Disponível em: <http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/publicacoes/livro-tecnologia-assistiva.pdf>. Acesso em 05 dez. 2013.