Webquest "A cana de açúcar e o meio ambiente"
Resumo
Esse artigo torna público o uso de uma Webquest na disciplina de química no segundo ano do ensino médio no projeto "CONECTA ESCOLA". O professor de química criou uma Webquest para que em sua tarefa fosse elaborada uma redação a respeito da implantação de usinas de álcool na região pantaneira. Assunto abordado na assembleia legislativa no estado com aprovação somente na segunda tentativa em que se apresentou tal projeto. A Webquest foi disponibilizada aos alunos dentro de uma "Wikispaces" na qual foram postadas as atividades elaboradas ao longo do projeto.Referências
ALENXANDER, B. (2006). Web 2.0: A new wave of innovation for teaching and learning? Educause Review, 41(2), 32–44.
ALMEIDA, J. P.M., SILVA, C. S. (2007) Linguagens, Leituras e Ensino de Ciência. 1.ed. Campinas. Mercado de Letras.. p.157-175.
BLOOM, B. S. (1972) Taxonomia dos objetos educacionais. Porto Alegre: Editora Globo1972.
CALDAS, G. M. ( 2006) Escola e leitura crítica do mundo. Educação e Sociedade.Campinas. Vol. 27, no. 94. p. 117-130. Acesso em 21 junho de 2011, disponível em <http:www.cedes.unicamp.br> .
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M.; ARAÚJO, RESENDE T. M. (2011) Aprendizagem colaborativa baseada em wiki no estudo de conceitos da termodinâmica. In: Anais do XVII WIE-Workshop de Informática na Escola. Aracaju-SE, p. 1178-1187.
DODGE, B. (1995). Some Thoughts About WebQuests. [online]. [cited 14.11.2000]. Available from World Wide Web: http://edweb.sdsu.edu/courses/EDTEC596/About_WebQuests.html. acesso em 12/05/2011.
DODGE, B.(2002). Taskonomia: Uma Taxonomia de Tarefas. <http://webquest.sdu.edu/taskonomy.html>. Acesso em 15 de junho de 2011.
LIMA, A.; AGUIAR, D. A.; RUDORFF, B. F. T.; SHIMABUKURO, Y. E.; ADAMI, M.(2009) Dinâmica espaço-temporal e caracterização ambiental do cultivo da cana-de-açúcar na Bacia Pantaneira. Geografia (Rio Claro), v. 34, n. 1, p. 193-202. Disponível em: <http://urlib.net/dpi.inpe.br/plutao@80/2009/07.13.14.23.38>. Acesso em: 01 nov. 2011.
NOBRE, I. A. M. ; ROSARIO, K. ; SIQUEIRA, A. ; NASCIMENTO, E. L.. CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO DE MEIO AMBIENTE. Em: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, v. 1, p. 194-203, 2011.
ROCHA, L. R. (2007) A CONCEPÇÃO DE PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA WEBQUEST NA EDUCAÇÃO PELA PESQUISA. Dissertação de mestrado-Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná.
ROSA, P. R. S. (2010). Instrumentação Para o Ensino de Ciências. Campo Grande: Editora UFMS.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P.(1997). Educação em Química, Compromisso com a Cidadania. 4ed. Editora Unijui, 169p.
VYGOTSKY, L.S.(2010) A Formação Social da Mente. 4.ed.São Paulo: Martins Fontes.
ALMEIDA, J. P.M., SILVA, C. S. (2007) Linguagens, Leituras e Ensino de Ciência. 1.ed. Campinas. Mercado de Letras.. p.157-175.
BLOOM, B. S. (1972) Taxonomia dos objetos educacionais. Porto Alegre: Editora Globo1972.
CALDAS, G. M. ( 2006) Escola e leitura crítica do mundo. Educação e Sociedade.Campinas. Vol. 27, no. 94. p. 117-130. Acesso em 21 junho de 2011, disponível em <http:www.cedes.unicamp.br> .
COSTA, R. G.; PASSERINO, L. M.; ARAÚJO, RESENDE T. M. (2011) Aprendizagem colaborativa baseada em wiki no estudo de conceitos da termodinâmica. In: Anais do XVII WIE-Workshop de Informática na Escola. Aracaju-SE, p. 1178-1187.
DODGE, B. (1995). Some Thoughts About WebQuests. [online]. [cited 14.11.2000]. Available from World Wide Web: http://edweb.sdsu.edu/courses/EDTEC596/About_WebQuests.html. acesso em 12/05/2011.
DODGE, B.(2002). Taskonomia: Uma Taxonomia de Tarefas. <http://webquest.sdu.edu/taskonomy.html>. Acesso em 15 de junho de 2011.
LIMA, A.; AGUIAR, D. A.; RUDORFF, B. F. T.; SHIMABUKURO, Y. E.; ADAMI, M.(2009) Dinâmica espaço-temporal e caracterização ambiental do cultivo da cana-de-açúcar na Bacia Pantaneira. Geografia (Rio Claro), v. 34, n. 1, p. 193-202. Disponível em: <http://urlib.net/dpi.inpe.br/plutao@80/2009/07.13.14.23.38>. Acesso em: 01 nov. 2011.
NOBRE, I. A. M. ; ROSARIO, K. ; SIQUEIRA, A. ; NASCIMENTO, E. L.. CONSCIÊNCIA AMBIENTAL: OBJETO DE APRENDIZAGEM COMO APOIO AO ENSINO DE MEIO AMBIENTE. Em: 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola, v. 1, p. 194-203, 2011.
ROCHA, L. R. (2007) A CONCEPÇÃO DE PESQUISA NO COTIDIANO ESCOLAR: POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA WEBQUEST NA EDUCAÇÃO PELA PESQUISA. Dissertação de mestrado-Universidade Federal do Paraná. Curitiba, Paraná.
ROSA, P. R. S. (2010). Instrumentação Para o Ensino de Ciências. Campo Grande: Editora UFMS.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P.(1997). Educação em Química, Compromisso com a Cidadania. 4ed. Editora Unijui, 169p.
VYGOTSKY, L.S.(2010) A Formação Social da Mente. 4.ed.São Paulo: Martins Fontes.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
SOUZA, Oribes Pancracio de; RECENA, Maria Celina Piazza.
Webquest "A cana de açúcar e o meio ambiente". In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 605-614.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.605.