Formação de Professores da Rede Municipal de Educação para o uso de TIC: um relato da experiência de Criciúma/SC

  • Evânio Ramos Nicoleit UNESC
  • Graziela Fátima Giacomazzo UNESC
  • Leila Laís Gonçalves UNESC

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência da Formação Continuada de Professores em Tecnologias Educacionais, promovida de 2009 a 2012 e realizada em Escolas do Sistema de Educação da Rede do Município de Criciúma, Santa Catarina. Descrevem-se o caminho metodológico, as estratégias desenvolvidas, as dificuldades encontradas no percurso e os resultados obtidos, que foram se construindo, no processo de formação, para ouso pedagógico dos recursos computacionais.

Referências

Bonilla, M. H. S. (2009) "Escola aprendente: comunidade em fluxo", In: Cibercultura e Formação de Professores, M. T. de A. Freitas (Org.), Autêntica, Belo Horizonte.

Criciúma/SC. (2014) "Inclusão Digital: O PROINDI, Programa de Inclusão Digital, do Criciúma, governo municipal de http://www.criciuma.sc.gov.br/site/sistema/educacao/inclusao_digital-52, Fevereiro.

Liguori, L. M. (2001) As novas tecnologias da informação e comunicação no campo dos velhos problemas e desafios educacionais. In: Tecnologia Educacional: políticas, histórias e propostas, pages78-97. Litwin, Edith (Org.), Artmed, 2.ed. Porto Alegre.

Maciel, M., Leite, R. M., Passerino, L. M.(2012) Cinco anos de Ceibal: a inclusão digital e suas mudanças nas comunidades fronteiriças. In: "Worshop De Informática Na Escola", 18., 2012, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Ceie, 2012. p. 1 10. http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2089/1856, Janeiro.

Müller, L., et al..(2012) Desafios do uso da Tecnologia Informação e Comunicação na Inclusão Digital de Professores de uma Escola Pública Quilombola. In: "Worshop De Informática Na Escola", 18., 2012, Rio de Janeiro. Anais... . Rio de Janeiro: Ceie, 2012. p. 1 10. http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2093/1859, Janeiro.

Nascimento, J. K. F. do. (2009) "Informática aplicada à educação". Universidade de Brasília, Brasília.

Proinfo. (2000) "Informática e formação de Professores", Secretaria de Educação a Distância, Ministério da Educação, Seed, Brasília.

Santos, C. R. (2012) "Educação a distância, inovação e práticas pedagógicas: trajetórias da formação docente no ensino superior". In: Tecnologias e Inovações nas Práticas Pedagógicas: trajetórias e experiências, E. N. Z., G. F. Giacomazzo, P. J. FIUZA (Orgs.), pages 25-35. Paco, Jundiaí/SP.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
NICOLEIT, Evânio Ramos; GIACOMAZZO, Graziela Fátima; GONÇALVES, Leila Laís. Formação de Professores da Rede Municipal de Educação para o uso de TIC: um relato da experiência de Criciúma/SC. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 615-623. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.615.