Aprendizagem baseada em jogos: Uma reflexão sobre o modelo de currículo da Quest to Learn

  • Lays Rosiene Alves da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Ruy José Guerra Barretto de Queiroz Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


A Quest to Learn (Q2L) é uma escola pública inovadora projetada para incluir uma pedagogia baseada em jogos. Utilizando princípios de Game Design, seu currículo torna-se dinâmico e interdisciplinar fazendo com que o aluno crie experiências de aprendizagem imersiva. O método de pesquisa a ser utilizado nessa pesquisa é um Estudo de Caso de natureza qualitativa. Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla, que se encontra em andamento e busca estudar os modelos de aprendizagem na era digital baseados em Jogos.

Referências

Chancellor, D. (2011). "Progress Report 2010-11". Departament of Education NYC. http://goo.gl/nkrFtH, Julho.

Chancellor, D. (2012). "Progress Report 2011-12". Departament of Education NYC. http://goo.gl/9qNc6R,Julho.

Chancellor, D. (2013). "Progress Report 2012-13". Departament of Education NYC. http://goo.gl/Oq6Yq1, Julho.

De Queiroz, R. (2010) "Aprender Brincando Significa mais Engajamento". Os Ventos da Liberdade. http://goo.gl/OvMlX2 , Julho.

Prensky, M. (2012) "Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais". Traduzido de: Digital Game-Based Learning. Senac São Paulo. ISBN: 9788539602711

Salen, K. (2011) "Quest to learn: Developing the school for digital kids". Massachusetts Institute of Technology Press books. ISBN 978-0-262-51565-8.

Scaico, P. & De Queiroz, R. (2013). "A educação do futuro: uma reflexão sobre aprendizagem na era digital". Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Vol. 24, No. 1.

Shute, V., Ventura, M. & Torres, R. (2012) "Formative Evaluation of Students at Quest to Learn. International Journal of Learning", Vol. 4, No. 1, p. 55-69.

Thomas & Brown (2011) "A New Culture of Learning: Cultivating the Imagination for a World of Constant Change". CreateSpace Independent Publishing Platform. ISBN: 1456458884.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DA SILVA, Lays Rosiene Alves; DE QUEIROZ, Ruy José Guerra Barretto. Aprendizagem baseada em jogos: Uma reflexão sobre o modelo de currículo da Quest to Learn. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 86-90. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.86.