AutoReg: uma ferramenta de apoio à autorregulação da aprendizagem

  • José Carlos M. da Silva Júnior Universidade Federal de Pernambuco
  • Rozelma S. de França Universidade Federal de Pernambuco
  • Patrícia C. de A. R. Tedesco Universidade Federal de Pernambuco

Resumo


Atualmente é necessário desenvolver, durante a formação escolar, habilidades que possibilitem aos estudantes gerenciar o próprio conhecimento. Neste contexto, o treinamento em habilidades autorregulatórias pode contribuir com este objetivo. Desse modo, este trabalho apresenta a AutoReg, uma ferramenta desenvolvida para apoiar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes em seu processo de formação. Além de seus requisitos e arquitetura, é apresentado um cenário de uso com a AutoReg, visando mostrar alguns benefícios providos com a sua utilização.

Referências

Alhazbi, S., Mahmood H. (2010). "Fostering Self-Regulated learning in Introductory Computer Programming Course". Disponível em <link>. Acesso em 22 de jul. de 2014.

Kumar, V., Winne, P., Hadwin, A., Nesbit, J., Jamieson-Noel, D., Calvert, T., & Samin, B. (2005). "Effects of self-regulated learning in programming". In IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies.

Lima, A. F. O. & Pimentel, E. P. (2013). "Mecanismos para Suporte à Auto-Regulação da Aprendizagem do Estudante". In Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática e Educação.

Sirotheau, S., de Brito, S. R., da Silva, A. D. S., Eliasquevici, M. K., Favero, E. L., & Tavares, O. D. L. (2011). "Aprendizagem de iniciantes em algoritmos e programação: foco nas competências de autoavaliação". In Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Zimmerman, B. J. (1990). "Self-regulated learning and academic achievement: An overview". Educational psychologist, 25(1), 3-17.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA JÚNIOR, José Carlos M. da; FRANÇA, Rozelma S. de; TEDESCO, Patrícia C. de A. R.. AutoReg: uma ferramenta de apoio à autorregulação da aprendizagem. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 91-95. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.91.