AutoReg: uma ferramenta de apoio à autorregulação da aprendizagem
Resumo
Atualmente é necessário desenvolver, durante a formação escolar, habilidades que possibilitem aos estudantes gerenciar o próprio conhecimento. Neste contexto, o treinamento em habilidades autorregulatórias pode contribuir com este objetivo. Desse modo, este trabalho apresenta a AutoReg, uma ferramenta desenvolvida para apoiar a autorregulação da aprendizagem dos estudantes em seu processo de formação. Além de seus requisitos e arquitetura, é apresentado um cenário de uso com a AutoReg, visando mostrar alguns benefícios providos com a sua utilização.
Referências
Kumar, V., Winne, P., Hadwin, A., Nesbit, J., Jamieson-Noel, D., Calvert, T., & Samin, B. (2005). "Effects of self-regulated learning in programming". In IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies.
Lima, A. F. O. & Pimentel, E. P. (2013). "Mecanismos para Suporte à Auto-Regulação da Aprendizagem do Estudante". In Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática e Educação.
Sirotheau, S., de Brito, S. R., da Silva, A. D. S., Eliasquevici, M. K., Favero, E. L., & Tavares, O. D. L. (2011). "Aprendizagem de iniciantes em algoritmos e programação: foco nas competências de autoavaliação". In Anais do XXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.
Zimmerman, B. J. (1990). "Self-regulated learning and academic achievement: An overview". Educational psychologist, 25(1), 3-17.