Desafios na gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil

  • Márcia de Freitas Vieira Faculdade Pitágoras de Ipatinga

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre o processo de gestão de cursos à distância no contexto dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil, identificando dificuldades e desafios desses polos nas suas práticas de gestão administrativa, financeira e pedagógica. Os métodos utilizados na presente pesquisa foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Percebe-se do estudo, que ainda existem muitos desafios para impulsionar progressivamente a qualidade da EaD e que o polo UAB é um elemento fundamental, porquanto ser nele baseado o suporte para encontros presenciais e outras atividades necessárias à prática de estudo.

Referências

Brasil (2014). "Censo da Educação Superior 2012", INEP/MEC. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/superior-censosuperior-sinopse. Acesso em 20/06/2014.

Ferreira, Vanessa da Silva; Elia, Marcos da Fonseca (2013). "Uma modelagem conceitual para apoiar a identificação das causas da evasão escolar em EAD" Anais do XIX WIE, Campinas, SP.

Moore, Michael; Kearsley, Greg (2007). "Educação a Distância: uma visão integrada". Tradução Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning.

Roque, Gianna Oliveira B.; Campos, Gilda Helena B.; Ziviani, Cílio; Fonseca, Marcus Vinícius A. (2011). "Qualidade em ead: o que pensam os cursistas?". Anais do XVII WIE, Aracaju – SE.

Yin, Robert K. (2001) "Estudo de caso: planejamento e métodos". 2. ed. Porto Alegre: Bookman.
Publicado
03/11/2014
Como Citar

Selecione um Formato
VIEIRA, Márcia de Freitas. Desafios na gestão de EaD no contexto dos polos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 150-154. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.150.