Experiência de uso do Whatsapp como Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso a distância
Resumo
O crescente uso das tecnologias móveis tem levado a educação a distância a adotar novas modalidades de aprendizagem. Em decorrência disso, o Mobile Learning tem sido utilizado dentro e fora da sala de aula como uma poderosa ferramenta de ensino. Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência da aplicação de um curso a distância, a partir da perspectiva do M-Learning, para professores e tutores da UFPB Virtual onde foi utilizado o aplicativo para dispositivos móveis Whatsapp. Os resultados demonstram o poder que essa modalidade de aprendizagem pode ter e também indica os pontos fracos da mesma.Referências
CRESCENTE, Mary Louise; LEE, Doris. Critical issues of M-Learning: design models, adoption processes, and future trends. Journal Of The Chinese Institute Of Industrial Engineers, v. 2, n. 28, p.111-123, jan. 2011.
COSTA, R. Tele-Experimentação Móvel (Mobile Remote Experimentation) Considerações sobre uma área emergente no ensino à distância. 2005. Disponível em: <http://ave.dee.isep.ipp.pt/~rjc/Docs/2005/NewsletterISEP2005/NewsLetterISEP.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2014.
GUY (org.), The Evolution of Mobile Teaching and Learning. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2009.
HORIZON REPORT: 2012 HIGHER EDUCATION EDITION. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2012.
LAOURIS, Y., & ETEOKLEOUS, N. (2005). We need an educational relevant definition of mobile learning. Retrieved May 15, 2010.
NAISMITH L., LONSDALE P., VAVOULA G., and SHARPLES, M. Literature Review in Mobile Technologies and Learning, Report 11, Future lab Series, 2004.
RAJASINGHAM, L.. Breaking boundaries: Quality eLearning for global knowledge society. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 2009.
SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-Learning e U-Learning: novas perspectivas de aprendizagem móvel e ubiqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
VAVOULA, G. N. D4.4: A Study of Mobile Learning Practices: Internal report of MOBIlearn Project, 2005.
COSTA, R. Tele-Experimentação Móvel (Mobile Remote Experimentation) Considerações sobre uma área emergente no ensino à distância. 2005. Disponível em: <http://ave.dee.isep.ipp.pt/~rjc/Docs/2005/NewsletterISEP2005/NewsLetterISEP.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2014.
GUY (org.), The Evolution of Mobile Teaching and Learning. Santa Rosa, CA: Informing Science Press, 2009.
HORIZON REPORT: 2012 HIGHER EDUCATION EDITION. Austin, Texas: The New Media Consortium, 2012.
LAOURIS, Y., & ETEOKLEOUS, N. (2005). We need an educational relevant definition of mobile learning. Retrieved May 15, 2010.
NAISMITH L., LONSDALE P., VAVOULA G., and SHARPLES, M. Literature Review in Mobile Technologies and Learning, Report 11, Future lab Series, 2004.
RAJASINGHAM, L.. Breaking boundaries: Quality eLearning for global knowledge society. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 2009.
SACCOL, Amarolinda; SCHLEMMER, Eliane; BARBOSA, Jorge. M-Learning e U-Learning: novas perspectivas de aprendizagem móvel e ubiqua. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.
VAVOULA, G. N. D4.4: A Study of Mobile Learning Practices: Internal report of MOBIlearn Project, 2005.
Publicado
03/11/2014
Como Citar
OLIVEIRA, Estêvão Domingos Soares de; SOUSA, Hercilio de Medeiros; ANJOS, Eudisley Gomes dos; DIAS JUNIOR, Jose Jorge Lima; LEITE, Jan Edson Rodrigues; OLIVEIRA, Felipe Soares de.
Experiência de uso do Whatsapp como Ambiente Virtual de Aprendizagem em um curso a distância. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 179-183.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.179.