Formação de administradores Moodle no contexto UCA: uma experiência de criação de salas de aula virtuais como recurso para o atendimento ao proposto na Lei 11.738/08

  • Mônica Norris Ribeiro Secretaria Municipal de Educação - RJ
  • Alessandro Carra Vieira Secretaria Municipal de Educação - RJ
  • Luciano Pereira Geraldo Secretaria Municipal de Educação - RJ

Resumo


O presente trabalho apresenta o relato de experiência desenvolvida na Rede Municipal de Ensino de Piraí /RJ, no qual descreve-se a metodologia de formação da equipe pedagógica interdisciplinar da Secretaria Municipal de Educação- SME em administradores do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle para a utilização das salas virtuais produzidas como recurso para a formação continuada de educadores realizada por esta equipe em atendimento ao disposto na Lei 11.738/08.

Referências

Araújo, R.; Panerai, T. (2012). "Relato de Experiência de Blended Learning: O Moodle e o Facebook como Ambientes de Extensão da Sala de Aula Presencial". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2121. Acesso em 18 de julho de 2014.

Brasil (2008). Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea "e" do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 julho 2008, pp.1.

Brasil (2012). Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica . Parecer nº. 18 de 2 de outubro de 2012. Reexame do Parecer CNE/CEB nº 9/2012, que trata da implantação da Lei nº 11.738/2008, que institui o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da Educação Básica. Relator: Maria Izabel Azevedo Noronha. In: Diário Oficial da União, Brasília, DF,01 de ago. de 2013, seção 1, pp.17.

Giraffa, L. M. M.; Martins, C. A. (2008). "Metodologia de Projetos via MOODLE: uma investigação acerca das competências necessárias aos docentes do Ensino Fundamental". In: Anais do Workshop de Informática na Escola. Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/1014/1000. Acesso em 18 de julho de 2014.

Nóvoa, A. (2014). "O professor se forma na escola". Revista Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/professor-se-forma-escola-423256.shtml . Acesso em: 30 de abril de 2014.

Vygotsky, L. S. A. (1984). "Formação Social da Mente". São Paulo, Martins Fontes.
Publicado
03/11/2014
RIBEIRO, Mônica Norris; VIEIRA, Alessandro Carra; GERALDO, Luciano Pereira. Formação de administradores Moodle no contexto UCA: uma experiência de criação de salas de aula virtuais como recurso para o atendimento ao proposto na Lei 11.738/08. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 184-188. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.184.