Interação social em ambiente virtual de ensino e aprendizagem e sua contribuição no desempenho dos cursistas em uma formação continuada a distância

  • Fernandez B. Jany Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande
  • Dulce Márcia Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo


O objetivo principal desta pesquisa foi investigar se a interação social no ambiente virtual contribui para o desempenho e motivação dos cursistas em uma formação continuada a distância para professores da rede municipal de educação de Campo Grande/MS. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa com objetivos descritivos e explicativos. Diante da análise dos resultados, constatados pela observação direta no ambiente, pela entrevista com professores mediadores e pelo questionário aplicado aos cursistas, concluiu-se que a interação social permeia todo o processo de aprendizagem, contribuindo para o desempenho dos cursistas e a produção coletiva e colaborativa.

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Publicado
03/11/2014
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JANY, Fernandez B.; CRUZ, Dulce Márcia. Interação social em ambiente virtual de ensino e aprendizagem e sua contribuição no desempenho dos cursistas em uma formação continuada a distância. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 233-237. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.233.