O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio
Resumo
O ensino de programação é importante, e não deveria ser uma atividade restrita apenas a estudantes de Computação. Diversos trabalhos apontam a relevância de desenvolver competências relacionadas à programação com estudantes em idade escolar. Neste contexto, este trabalho apresenta o relato de experiência obtido a partir do planejamento, aplicação e avaliação de um curso de ensino de programação utilizando a plataforma MIT App inventor. Os resultados apontam que o aprendizado de programação por alunos do ensino médio de modo eficaz é influenciado pelo uso de estratégias que envolvam a resolução de problemas, uso de analogias com o cotidiano e que promovam desafios individuais.Referências
GUISS, A. "Google App Inventor: o criador de apps para Android para quem não sabe programar" (2011). Disponível em:<http://www.tecmundo.com.br/google/11458-google-app-inventor-o-criador-de-apps-para-android-para-quem-nao-sabe programar.htm>. Acesso em: 11 jul. 2014.
WOLBER, D. "App Inventor.org – App building for everyone" (2009). Disponível em: <http://www.appinventor.org>. Acesso em: 11 jul. 2014.
Massachusetts Institute of Technology. "MIT App Inventor" (2014). Disponível em <http://appinventor.mit.edu/>. Acesso em: 30 jun. 2014.
GOMES, T. C. S; MELO, J. C. B. App Inventor for Android: Uma proposta construcionista para experiências significativas de aprendizagem no ensino de programação. Anais do IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Redes Sociais e Aprendizagem. Recife. 2012.
GOMES, T. C. S; MELO, J. C. B. . O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended Learning. Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. Maceió. 2013
SCAICO, P. D.; LIMA, A.A.; SILVA, J. B. B.; AZEVEDO, S. ; PAIVA, L. F.; RAPOSO, E. H.; ALENCAR, Y.; MENDES, J. P.; SCAICO, A. Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 21,
WOLBER, D. "App Inventor.org – App building for everyone" (2009). Disponível em: <http://www.appinventor.org>. Acesso em: 11 jul. 2014.
Massachusetts Institute of Technology. "MIT App Inventor" (2014). Disponível em <http://appinventor.mit.edu/>. Acesso em: 30 jun. 2014.
GOMES, T. C. S; MELO, J. C. B. App Inventor for Android: Uma proposta construcionista para experiências significativas de aprendizagem no ensino de programação. Anais do IV Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação: Redes Sociais e Aprendizagem. Recife. 2012.
GOMES, T. C. S; MELO, J. C. B. . O Pensamento Computacional no Ensino Médio: Uma Abordagem Blended Learning. Anais do XXXIII Congresso da Sociedade Brasileira da Computação. Maceió. 2013
SCAICO, P. D.; LIMA, A.A.; SILVA, J. B. B.; AZEVEDO, S. ; PAIVA, L. F.; RAPOSO, E. H.; ALENCAR, Y.; MENDES, J. P.; SCAICO, A. Ensino de Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem Orientada ao Design com a linguagem Scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, Volume 21,
Publicado
03/11/2014
Como Citar
FINIZOLA, Antonio Braz; RAPOSO, Ewerton Henning Souto; PEREIRA, Maelso Bruno Pacheco Nunes; GOMES, Wescley Sobrinho; ARAÚJO, Ana Liz Souto O. de; SOUZA, Flávia Veloso C..
O ensino de programação para dispositivos móveis utilizando o MIT-App Inventor com alunos do ensino médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 20. , 2014, Dourados.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2014
.
p. 337-341.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2014.337.