A Integração das TDIC no Contexto Escolar: Utilização da Ferramenta de Internet Diário do Corpo para Discutir o Tema Saúde/Estado Nutricional de Forma Transversal ao Currículo

  • Diana Ciannella UFRJ
  • Maria Augusta Palácio UFRJ
  • Taís Giannella UFRJ
  • Miriam Struchiner UFRJ

Resumo


O trabalho descreve uma Pesquisa Baseada em Design (PBD) que gerou uma atividade educativa mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), abordando o tema Saúde/Estado Nutricional de forma integrada às disciplinas Ciências, Matemática e Língua Portuguesa. A atividade foi orientada pela Teoria da Aprendizagem Situada e contou com a ferramenta de Internet Diário do Corpo, construída para esse fim. Por meio de uma estratégia contextualizada, os alunos discutiram sobre Saúde a partir da autoavaliação antropométrica baseada no Índice de Massa Corporal (IMC). A pesquisa foi desenvolvida com professores e alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola do Rio de Janeiro.

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Publicado
25/11/2013
CIANNELLA, Diana; PALÁCIO, Maria Augusta; GIANNELLA, Taís; STRUCHINER, Miriam. A Integração das TDIC no Contexto Escolar: Utilização da Ferramenta de Internet Diário do Corpo para Discutir o Tema Saúde/Estado Nutricional de Forma Transversal ao Currículo. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 2-10. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.2.