Aplicação da Taxonomia de Bloom no ensino de programação com Scratch

  • Ana Liz Souto Oliveira de Araújo UFPB
  • Pasqueline Dantas Scaico UFPB
  • Luiz Fernando de Paiva UFPB
  • Hévellyn de Morais Rabêlo UFPB
  • Luan de Luna Santos UFPB
  • Francisco Ittalo Ribeiro Pessoa UFPB
  • Jonas Mendonça Targino UFPB
  • Leonardo dos Santos Costa UFPB

Resumo


Ensinar programação em nível médio é uma iniciativa em crescimento e ainda com desafios a serem superados. Os principais desafios envolvem a escolha de uma linguagem apropriada para o público alvo e um instrumento que oriente no ensino e na avaliação das atividades realizadas. Neste âmbito, este artigo apresenta os artefatos gerados e os resultados da experiência de um curso de introdução à programação utilizando a linguagem de programação Scratch e empregando a taxonomia de Bloom no planejamento didático. Os resultados obtidos detalham o desempenho dos alunos e as principais dificuldades apontadas por eles.

Referências

Aureliano, V. C. O.;Tedesco P. C. de A. R. (2012). Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação. In: XXXII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, Curitiba.

Jesus, E. A. de; Raabe, A. L. A. (2009). Interpretações da Taxonomia de Bloom no Contexto da Programação Introdutória. In: XX Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Florianópolis.

Krathwohl, D. R. (2002). A revision of bloom's taxonomy: an overview. In: Theory into Practice, n. 41, v. 4, p. 212-218.

Lifelong Kindergarten (2007). Disponível em: http://llk.media.mit.edu/projects.php?id=783. Acessado em: 23 jul 2013.

Mélo, F. É. N.; Cunha, R. R. M.; Scolaro, D. R.; Campos, J. L. (2011). Do Scratch ao Arduino: Uma Proposta para o Ensino Introdutório de Programação para Cursos Superiores de Tecnologia, In: XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Blumenau.

Pereira, P. de S.; Medeiros, M.; Menezes, J. W. M. (2012). Análise do Scratch como Ferramenta de Auxílio ao Ensino de Programação de Computadores. In: XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, Belém.

Scaico, P. D., Lima, A. A., Silva, J. B. B., Azevedo, S., Paiva, L. F., Raposo, E. H., Alencar, Y., Mendes, J. P. (2012). Programação no ensino médio: uma abordagem de ensino orientado ao design com Scratch. In: XVII Workshop de Informática na Escola, Rio de Janeiro.

Scratch (2011). Disponível em: <http://scratch.mit.edu/about>. Acessado em: 11 jul 2013.

Sudol L. A. (2011). Deepening Students Understanding of Algorithms: Effects of Problem Context and Feedback Regarding Algorithmic Abstraction. Carnegie Mellon University.
Publicado
25/11/2013
DE ARAÚJO, Ana Liz Souto Oliveira; SCAICO, Pasqueline Dantas; DE PAIVA, Luiz Fernando; RABÊLO, Hévellyn de Morais; SANTOS, Luan de Luna; PESSOA, Francisco Ittalo Ribeiro; TARGINO, Jonas Mendonça; COSTA, Leonardo dos Santos. Aplicação da Taxonomia de Bloom no ensino de programação com Scratch. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 31-40. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.31.