Aprendendo conceitos geográficos de maneira significativa e colaborativa com o auxilio das Tecnologias de Rede
Resumo
Este artigo é parte da dissertação de mestrado intitulada "O potencial das tecnologias de rede na construção do conhecimento geográfico", realizada no PPGE da UPF, defendida em 2010, onde realizou-se uma pesquisa de campo com alunos do sétimo ano do ensino fundamental, abordando o tema "formas de relevo". No presente trabalho trataremos da possibilidade de aprendizagem significativa na construção do conhecimento mediada pelas tecnologias de rede. Para tal, serão apresentados alguns aspectos das teorias da aprendizagem articulada à construção do conhecimento geográfico tendo a hipermídia como linguagem e ambiente de aprendizagem e por fim os resultados obtidos a partir da análise da experiência.Referências
GARCIA, Rolando. O conhecimento em construção: das formulações de Jean Piaget à teoria de sistemas complexos. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: Encuentro Internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos: Serviço de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1997. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ apsigsubport.pdf>. Acesso em 22 jul. 2010.
MOREIRA, M.A. MASSINI, E.F.S. Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausebel. São Paulo: Centauro, 2005.
OTT, Robert William. Ensinando críticas nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
PEREIRA,A.M.O. O potencial das Tecnologias de Rede na Construção do conhecimento Geográfico. Dissertação Mestrado em Educação – PPGE, Universidade de Passo Fundo - UPF, 2010.
PEREIRA, A. M.O. TEIXEIRA, A.C. As Tecnologias de Rede como Espaço de Aprendizagens Significativas em Geografia. Anais do XVII Workshop de Informática na escola – WIE 2011, Aracaju-SE, p. 1157-1167.
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
_____. Aquisição do conhecimento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.
______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998b.
WIKIPEDIA, A enciclopédia Livre. Google Earth. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Earth>. Acesso em: 05 jan. 2010a.
______. Google Maps. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Googlemaps>. Acesso em: 05 jan. 2010b.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. In: Encuentro Internacional sobre el aprendizaje significativo. Burgos: Serviço de Publicaciones de la Universidad de Burgos, 1997. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/ apsigsubport.pdf>. Acesso em 22 jul. 2010.
MOREIRA, M.A. MASSINI, E.F.S. Aprendizagem Significativa: A Teoria de David Ausebel. São Paulo: Centauro, 2005.
OTT, Robert William. Ensinando críticas nos museus. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 1997.
PEREIRA,A.M.O. O potencial das Tecnologias de Rede na Construção do conhecimento Geográfico. Dissertação Mestrado em Educação – PPGE, Universidade de Passo Fundo - UPF, 2010.
PEREIRA, A. M.O. TEIXEIRA, A.C. As Tecnologias de Rede como Espaço de Aprendizagens Significativas em Geografia. Anais do XVII Workshop de Informática na escola – WIE 2011, Aracaju-SE, p. 1157-1167.
POZO, Juan Ignácio. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
_____. Aquisição do conhecimento. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no ciberespaço: o perfil do leitor imersivo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2007.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998a.
______. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998b.
WIKIPEDIA, A enciclopédia Livre. Google Earth. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Google_Earth>. Acesso em: 05 jan. 2010a.
______. Google Maps. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Googlemaps>. Acesso em: 05 jan. 2010b.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
PEREIRA, Ana Maria de Oliveira; TEIXEIRA, Adriano Canabarro.
Aprendendo conceitos geográficos de maneira significativa e colaborativa com o auxilio das Tecnologias de Rede. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 41-50.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.41.