Avaliando as competências escolares através da Prova Brasil usando ferramenta web
Resumo
No início dos anos de 1990, o Brasil adotou as avaliações externas como um meio sistemático de gerar subsídios para a formulação de políticas nos diferentes níveis educacionais. Esta pesquisa tem como motivação sensibilizar e preparar os professores para o exercício da prática da avaliação escolar. Assim, estamos colocando nas mãos dos diretores e professores uma ferramenta web com dados estatísticos que lhes permita analisar o resultado do desempenho escolar de seus alunos e do cruzamento desse resultado com a analise das competências, tomando como base de dados os resultados da Prova Brasil aplicada pelo Inep em 2007, 2009 e 2011.
Referências
McLaughlin, Michael (2013). "MySQL Workbench: Data Modeling & Development Visually Model, Generate, and Manage Databases" Ed. Oralce Press.
Oliveira, Alexandre et al. (2013). "O QEdu". Disponível em: http://www.qedu.org.br/PROUCA, Edital MCT/CNPq/CAPES/MEC-SEB nº 76/2010.
Rios, Terezinha Azerêdo (2001). Ética e competência. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Coleção Questões da Nossa Época; v.16).
Rogers, Eric M. (1969). "Examinations: Powerful Agents for Good or Ill in Teaching". Am. J. Phys. 37 (10): 954–962. Bibcode: 1969 AmJPh..37..954R. doi: 10.1119 / 1.1975217.
Sampaio e Elia (2012). "Projeto um computador por aluno: pesquisas e perspectivas". Disponível em: <http://www.nce.ufrj.br/ginape/livro-prouca>.
Urubatan, Rodrigo (2009)." Desenvolvimento Fácil e Rápido de Aplicações Web Ruby on Rails" .Editora Novatec.
Vianna, Heraldo M.(1995). "Avaliação Educacional: uma perspectiva histórica". Revista Estudos em Avaliação Educacional n.12 p. 07-24. Editora Fundação Carlos Chagas.
Vianna, Heraldo M.(2003). "Avaliações Nacionais em Larga Escala: análises e propostas". Revista Estudos em Avaliação Educacional n.27 p. 41-76. Editora Fundação Carlos Chagas.