A Wikipédia como diálogo entre universidade e sociedade: uma experiência em extensão universitária
Resumo
O artigo apresenta uma experiência no trabalho com o uso crítico e edição de artigos da Wikipédia lusófona no ambiente universitário, em atividades de extensão, realizado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) em 2012. Foram realizados diferentes tipos de atividades, desde workshops de 4h até cursos de maior duração, tanto para o público adulto geral quanto para universitários segmentados por área de estudo. O objetivo do trabalho foi exercitar competências críticas de leitura e produção de textos de divulgação, trazendo e adaptando para o usuário da Wikipédia conhecimentos ensinados em nível de graduação e pós-graduação
Referências
Barbosa, Leonardo P. F.; Oeiras, Janne Yukiko Yoshikawa. (2008) Uso de Wikis em Projetos Escolares: experiências colaborativas com alunos de ensino fundamental. In: Anais do XXVIII Congresso da SBC/WIE-Workshop de Informática na Escola. Belém-PA.
Bottentuit Jr., João Batista; Coutinho, Clara Pereira. (2008) Wikis em educação: potencialidades e contextos de utilização. Actas do Encontro sobre Web 2.0, Braga. Disponível em http://hdl.handle.net/1822/8460.
Britt, Lori L. (2013) Writing for Wikipedia: co-constructing knowledge and writing for a public audience. In: FERRIS, Sharmila; WILDER, Hilary (eds.) The Plugged-in Professor: Tips and techniques for teaching with social media. Cambridge: Chandos Publishing.
Campos, Aline de. (2009) Conflitos na colaboração: um estudo das tensões em processos de escrita coletiva na web 2.0. Dissertação de Mestrado UFRGS. Disponível em http://hdl.handle.net/10183/16928.
Casebourne et al. (2012) Assessing the accuracy and quality of Wikipedia entries compared to popular online encyclopedias. A comparative preliminary study across disciplines in English, Spanish and Arabic. Epic, Brighton, UK. Disponível em http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/29/EPIC_Oxford_report.pdf.
Cavalcante, Lídia Eugênia. (2006) Políticas de formação para a competência informacional: o papel das universidades. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, Nova Série. São Paulo, v.2, n.2, p.47-62. Disponível em http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/17/5.
Costa, Rodrigo Garrett da; Passerino, Liliana Maria; Araújo, Thiago Moreira de Resende. (2011) Aprendizagem colaborativa baseada em wiki no estudo de conceitos da termodinâmica. In: Anais do XVII WIE-Workshop de Informática na Escola. Aracaju-SE, p. 1178-1187.
Cummings (2009), Robert E. Lazy Virtues: Teaching Writing in the Age of Wikipedia. Nashville: Vanderbilt University Press.
D'Andréa, Carlos F. B. (2012) Edição colaborativa na Wikipédia: desafios e possibilidades. In: Moura, Maria Aparecida. (Org.). Formação de pesquisadores juvenis: abordagens teóricas e metodológicas. Belo Horizonte: PROEX UFMG, p. 235-246.
Dudziak, Elizabeth Adriana. (2008) Os faróis da sociedade de informação: uma análise crítica sobre a situação da competência em informação no Brasil. Informação e Sociedade: Estudos. João Pessoa, v.18, n.2, p. 41-53. Disponível em http://www.producao.sibi.usp.br/handle/2012.1/16882.
Gomes, Maria Rodrigues. (2007) A ferramenta wiki: uma experiência pedagógica. Comunicação & Educação, XVII, n° 2. Disponível em http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/ced/v12n2/v12n2a12.pdf.
Jesus, Ana Maria Ribas de. (2011) Wiki: ferramenta de autoria e colaboração na Web 2.0. In: Anais do IV Encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais. UNISO, 2011. http://www.uniso.br/ead/hipertexto/anais/07_AnaRibas1.pdf.
Jezine, E. (2004). As práticas curriculares e a extensão universitária. In: Anais do II Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte, pp. 21-32.
Lampe, C., Obar, J., Ozkaya, E., Zube, P., & Velasquez, A. (2012, February). Classroom Wikipedia participation effects on future intentions to contribute. In: Proceedings of the ACM 2012 conference on Computer Supported Cooperative Work, pp. 403-406. ACM.
Marques, Juliana Bastos. (2012) A História Romana na Wikipédia. In: E-book da 2a. Conferência Online de Informática Educacional. Porto: Universidade Católica Editora, p. 237-240.
______. (2013) Trabalhando com a história romana na Wikipédia: uma experiência em conhecimento colaborativo na universidade. Revista História Hoje, no prelo.
Obar, Jonathan A.; Roth, Amy. (2011) The Wikipedia Public Policy Initiative: Exploring the Potential Benefits of Using Wikipedia in the University Classroom as a Tool for Innovative E-Pedagogy. Social Science Research Network. Disponível em http://ssrn.com/abstract=1923888.
Rosado, Luiz Alexandre da Silva. (2007) Autoria textual coletiva fora do âmbito acadêmico: delineando o perfil dos wikipedistas. 1º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia: diálogo entre culturas, PUC-Rio/UNIRIO, Rio de Janeiro – RJ. Disponível em http://alexandrerosado.net/attachments/005_Coloquio1AlexandreRosado.pdf.
Roth, Amy; Davis, Rochelle; Carver, Brian. (2013) Assigning Wikipedia editing: Triangulation toward understanding university student engagement. First Monday, v. 18, n. 6, 2013.
Salsano, Alfredo. (2000) Enciclopédia. In: Romano, Ruggiero (coord.) Enciclopédia Einaudi. Vol. 41: Conhecimento. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2000, p. 369-432.
Santos, J. D.; Pandini, M. J. (2009) Wikipédia: descrição dos métodos de organização e recuperação da Enciclopédia Colaborativa. In: Anais do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Bonito: CBBD XXIII.
Saorín Pérez, Tomás; de Haro y de San Mateo, María Verónica; Pastor Sánchez, Juan Antonio. (2011) Posibilidades de Wikipedia en la docencia universitaria: elaboración colaborativa de conocimiento. Ibersid Revista de sistemas de información y documentación, vol. 5, p. 89-97. Disponível em http://ibersid.eu/ojs/index.php/ibersid/article/view/3915.
Serrano, Paulo H. (2009) Participações em uma comunidade de prática; O sustentáculo da Wikipédia. In: III Encontro Nacional sobre Hipertexto. Belo Horizonte. Anais Hipertexto. Disponível em http://www.ufpe.br/nehte/hipertexto2009/anais/p-w/participacoes-em-uma-comunidade.pdf.
Serrano, Paulo Henrique. (2011) Coerência entre princípios e práticas na Wikipédia lusófona: Uma análise semiótica. Dissertação de Mestrado UFMG, 2011. Disponível em http://dspace.lcc.ufmg.br/dspace/handle/1843/DAJR-8M6R2F. Acessos em 28 de agosto de 2012.
Silva, Aletéia Karina Lopes da; Domingues, Maria José Carvalho de Souza. (2008) Plágio no meio acadêmico: de que forma alunos de pós-graduação compreendem o tema. Perspectivas Contemporâneas, Campo Mourão, v. 3, n. 2, p. 117-135. Disponível em [link].
Souza, Cristina Gomes de. (2007) Plágio em trabalhos acadêmicos: uma pesquisa com alunos de graduação. In: Anais do XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção, ABEPRO, Foz do Iguaçu. Disponível em http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR660482_9513.pdf.
Soylu, Firat. (2009) Academics' Views On and Uses of Wikipedia. GNOVIS, vol. IX, n. 2, Spring. Disponível em http://gnovisjournal.org/2009/05/13/academics-views-and-uses-wikipedia. Acesso em 28 de agosto de 2012.
Vieira, Marli Fátima Vick. (2008) A Wikipédia é confiável? Credibilidade, utilização de uma enciclopédia online no ambiente escolar. Dissertação (Mestrado em Educação) - Univale - Santa Catarina, 2008. Disponível em http://siaibib01.univali.br/pdf/Marli%20Fatima%20Vick%20Vieira.pdf.
Watts, Linda S. (2012). Writing Radical Lives: Undergraduates Publishing Activist Biographies on Wikipedia. Cutting-edge Technologies in Higher Education, Vol. Iss: 6 Part A, pp.109 – 135.