Curtalicen: Relato de experiência sobre o desenvolvimento de curtas-metragens em cursos de licenciatura

  • Rutinelli da Penha Fávero Ifes
  • Sirley Trugilho da Silva Ifes
  • Flavia Tosato Ifes
  • Vanessa Battestin Nunes Ifes

Abstract


The objective of this paper is to present the project Short Films Licen, which was conducted with undergraduate students and a professor and was intended to expand procedurally the vision of those involved about the possibility of using short films in the classroom. In this project, we worked on elements that sought to unite culture, education and the language of cinema. Among the stages of development, students got to know more about the language of short films debated topics in the classroom and throughout that produced their work in groups. As a result, in addition to the production, we noticed the expansion of knowledge of those involved in the potential application of short films production as a strategy for teaching and learning.

References

Andrade, Renato. Ferraz, Pâmella; Cunha, Tiago. (2012). (Arquivo de vídeo digital). Viver a Vida. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=lJ-dvDvlo3k>. Acesso em 23 jul. 2013.

Ardoino, Jacques. A Complexidade. (2010). In: MORIN, Edgar (org). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p.548-558.

Assis Jr, Pedro Campelo de; [et al] (2012). Produção de curta-metragem: uma ferramenta para o ensino da química. 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI). Disponível em http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/211-9162.html. Acesso em 15 mar. 2013.

Brasil, Giba Assis. Por Que Curta-Metragem?. 2001. Disponível em http://www.casacinepoa.com.br/site_antigo/port/conexoes/porquecm.htm. Acesso em 30 maio. 2013.

Barbosa, Alexandre; Santos, Emerson; Cappi, Juliano; Alves, Suzana Jaíze; Jereissati, Tatiana; CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil); NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR); CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). TIC KIDS ONLINE BRASIL 2012 Coletiva de Imprensa Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil. 2012. 43 slides. Apresentação em Power Point. Disponível em: <http://www.cetic.br/usuarios/kidsonline/2012/apresentacao-tic-kids-2012.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2013.

Curta na escola. Ceative Commons 2002-2011 PortaCurtas.org.br Alguns Direitos Reservados. Disponível em <http://portacurtas.org.br/curtanaescola/o_projeto.asp>. Acesso em 14 jul. 2013.

Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Disponível em <http://www.kinoforum.org.br/curtas/2013/>. Acesso em 14 jul. 2013.

Greca, Ileana M. and Santos, Flávia M. T. dos. (2005). Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), pp. 31-46, 2005 Dificuldades da generalização das estratégias de modelação em ciências: o caso da física e da química. Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), pp. 31-46. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/public/ienci/artigos/Artigo_ID122/v10_n1_a2005.pdf>. Acesso em 14 jul. 2013.

International Short Film Festival Berlin. Disponível em <http://www.interfilm.de/en/interfilm-de.html>. Acesso em 14 jul. 2013.

Instituto Claro. (2010) Instituto Claro Copyleft. by Edelman Significa. Disponível em: <https://www.clarocurtas.com.br/>. Acesso em 14 jul. 2013.

Instituto Claro. Guia do educador suplemento pedagógico do miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem: Experimentação audiovisual em ambientes educativos. 2011a. Disponível em www.clarocurtas.com.br. Acesso em 02 de jun. de 2013.

Instituto Claro. Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem. 2011b. Disponível em www.clarocurtas.com.br. Acesso em 02 de jun. de 2013.

Magalhães, Marcos. Cartilha Anima Escola. Anima Mundi. 2007. Disponível em http://www.animaescola.com.br/documentos. Acesso em 02 jun. 2013.

Mercado, Luis Paulo L. Formação docente e novas tecnologias. In: Mercado, Luis Paulo L. (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002, p. 11-28.

Moran, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Disponível em http://www.eca.usp.br/moran/vidsal.htm. Acesso em 30 maio. 2013.

Morin, Edgar (org). (2010). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

Napolitano, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

Nobre, Isaura Alcina Martins. Nunes, Vanessa Battestin. Fávero, Rutinelli da Penha, Gava, Tânia Barbosa and Bazet, Lydia Márcia Braga. (2012). Os processos de Multi, Inter e Transdisciplinaridade em um Curso voltado para a Formação Continuada de Professores em Informática na Educação. Anais do XVIII WIE Rio de Janeiro, 26 a 30 de Novembro de 2012. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2108/1874>. Acesso em 14 jul. 2013.

Oliveira, Francisco Kelsen de. Santana, José Rogério and Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira (2010). O vídeo pela Internet como ferramenta educacional. Anais do XVI Workshop Sobre Informática na Escola WIE 2010. Belo Horizonte, 20 a 23 de Julho de 2010. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2064/1826>. Acesso em 14 jul. 2013.

Porto, Deyvid; Carvalho, Lorena. (2012). Arquivo de vídeo digital. A música na Vida. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=mqySMRQxw98. Acesso em 23 jul. 2013.

Rodrigues, Mirian. Oliveira, Cleverton; Ragassi, Vinicius. (2012). Arquivo de vídeo digital. Memórias Ocultas. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=XBpydH08fRo&feature=youtu.be>. Acesso em 23 jul. 2013.

Piaget, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

Tosato, Flavia; Castro, Wiviane; Pirola, Káren. (2012). Arquivo de vídeo digital. Atitude: um passo pra mudança. Disponível em http://vimeo.com/59775039. Acesso em 23 jul. 2013.

Vescovi Netto, Hylson. Nobre, Isaura Alcina Martins. Produção de material digital como diferencial no processo de ensinoaprendizagem. (2011). In: Nobre, Isaura Alcina Martins [et al]. Serra, ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.

Vitória Cine Vídeo. (2011). Disponível em <http://festivaldevitoria.com/20vcv/>. Acesso em 23 jul. 2013.
Published
2013-11-25
FÁVERO, Rutinelli da Penha; SILVA, Sirley Trugilho da; TOSATO, Flavia; NUNES, Vanessa Battestin. Curtalicen: Relato de experiência sobre o desenvolvimento de curtas-metragens em cursos de licenciatura. In: WORKSHOP ON COMPUTING AT SCHOOL (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 90-100. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.90.