Curtalicen: Relato de experiência sobre o desenvolvimento de curtas-metragens em cursos de licenciatura
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar o projeto Curta Licen, que foi realizado com professor e alunos licenciandos e teve como finalidade ampliar processualmente a visão dos envolvidos sobre a possibilidade do uso de curtas-metragens em sala de aula. Nesse projeto, foram trabalhados elementos que buscaram unir cultura, ensino e linguagem cinematográfica. Dentre as etapas de desenvolvimento, os alunos conheceram mais sobre a linguagem dos curtas, debateram temas em sala de aula e, ao longo disso, produziram seus trabalhos em grupos. Como resultado, além das produções, percebemos a ampliação do conhecimento dos envolvidos nas potencialidades da aplicação da produção de curtas como estratégia de ensino-aprendizagem.Referências
Andrade, Renato. Ferraz, Pâmella; Cunha, Tiago. (2012). (Arquivo de vídeo digital). Viver a Vida. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=lJ-dvDvlo3k>. Acesso em 23 jul. 2013.
Ardoino, Jacques. A Complexidade. (2010). In: MORIN, Edgar (org). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p.548-558.
Assis Jr, Pedro Campelo de; [et al] (2012). Produção de curta-metragem: uma ferramenta para o ensino da química. 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI). Disponível em http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/211-9162.html. Acesso em 15 mar. 2013.
Brasil, Giba Assis. Por Que Curta-Metragem?. 2001. Disponível em http://www.casacinepoa.com.br/site_antigo/port/conexoes/porquecm.htm. Acesso em 30 maio. 2013.
Barbosa, Alexandre; Santos, Emerson; Cappi, Juliano; Alves, Suzana Jaíze; Jereissati, Tatiana; CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil); NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR); CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). TIC KIDS ONLINE BRASIL 2012 Coletiva de Imprensa Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil. 2012. 43 slides. Apresentação em Power Point. Disponível em: <http://www.cetic.br/usuarios/kidsonline/2012/apresentacao-tic-kids-2012.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2013.
Curta na escola. Ceative Commons 2002-2011 PortaCurtas.org.br Alguns Direitos Reservados. Disponível em <http://portacurtas.org.br/curtanaescola/o_projeto.asp>. Acesso em 14 jul. 2013.
Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Disponível em <http://www.kinoforum.org.br/curtas/2013/>. Acesso em 14 jul. 2013.
Greca, Ileana M. and Santos, Flávia M. T. dos. (2005). Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), pp. 31-46, 2005 Dificuldades da generalização das estratégias de modelação em ciências: o caso da física e da química. Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), pp. 31-46. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/public/ienci/artigos/Artigo_ID122/v10_n1_a2005.pdf>. Acesso em 14 jul. 2013.
International Short Film Festival Berlin. Disponível em <http://www.interfilm.de/en/interfilm-de.html>. Acesso em 14 jul. 2013.
Instituto Claro. (2010) Instituto Claro Copyleft. by Edelman Significa. Disponível em: <https://www.clarocurtas.com.br/>. Acesso em 14 jul. 2013.
Instituto Claro. Guia do educador suplemento pedagógico do miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem: Experimentação audiovisual em ambientes educativos. 2011a. Disponível em www.clarocurtas.com.br. Acesso em 02 de jun. de 2013.
Instituto Claro. Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem. 2011b. Disponível em www.clarocurtas.com.br. Acesso em 02 de jun. de 2013.
Magalhães, Marcos. Cartilha Anima Escola. Anima Mundi. 2007. Disponível em http://www.animaescola.com.br/documentos. Acesso em 02 jun. 2013.
Mercado, Luis Paulo L. Formação docente e novas tecnologias. In: Mercado, Luis Paulo L. (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002, p. 11-28.
Moran, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Disponível em http://www.eca.usp.br/moran/vidsal.htm. Acesso em 30 maio. 2013.
Morin, Edgar (org). (2010). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Napolitano, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
Nobre, Isaura Alcina Martins. Nunes, Vanessa Battestin. Fávero, Rutinelli da Penha, Gava, Tânia Barbosa and Bazet, Lydia Márcia Braga. (2012). Os processos de Multi, Inter e Transdisciplinaridade em um Curso voltado para a Formação Continuada de Professores em Informática na Educação. Anais do XVIII WIE Rio de Janeiro, 26 a 30 de Novembro de 2012. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2108/1874>. Acesso em 14 jul. 2013.
Oliveira, Francisco Kelsen de. Santana, José Rogério and Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira (2010). O vídeo pela Internet como ferramenta educacional. Anais do XVI Workshop Sobre Informática na Escola WIE 2010. Belo Horizonte, 20 a 23 de Julho de 2010. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2064/1826>. Acesso em 14 jul. 2013.
Porto, Deyvid; Carvalho, Lorena. (2012). Arquivo de vídeo digital. A música na Vida. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=mqySMRQxw98. Acesso em 23 jul. 2013.
Rodrigues, Mirian. Oliveira, Cleverton; Ragassi, Vinicius. (2012). Arquivo de vídeo digital. Memórias Ocultas. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=XBpydH08fRo&feature=youtu.be>. Acesso em 23 jul. 2013.
Piaget, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Tosato, Flavia; Castro, Wiviane; Pirola, Káren. (2012). Arquivo de vídeo digital. Atitude: um passo pra mudança. Disponível em http://vimeo.com/59775039. Acesso em 23 jul. 2013.
Vescovi Netto, Hylson. Nobre, Isaura Alcina Martins. Produção de material digital como diferencial no processo de ensinoaprendizagem. (2011). In: Nobre, Isaura Alcina Martins [et al]. Serra, ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.
Vitória Cine Vídeo. (2011). Disponível em <http://festivaldevitoria.com/20vcv/>. Acesso em 23 jul. 2013.
Ardoino, Jacques. A Complexidade. (2010). In: MORIN, Edgar (org). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, p.548-558.
Assis Jr, Pedro Campelo de; [et al] (2012). Produção de curta-metragem: uma ferramenta para o ensino da química. 10º Simpósio Brasileiro de Educação Química (SIMPEQUI). Disponível em http://www.abq.org.br/simpequi/2012/trabalhos/211-9162.html. Acesso em 15 mar. 2013.
Brasil, Giba Assis. Por Que Curta-Metragem?. 2001. Disponível em http://www.casacinepoa.com.br/site_antigo/port/conexoes/porquecm.htm. Acesso em 30 maio. 2013.
Barbosa, Alexandre; Santos, Emerson; Cappi, Juliano; Alves, Suzana Jaíze; Jereissati, Tatiana; CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil); NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR); CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação). TIC KIDS ONLINE BRASIL 2012 Coletiva de Imprensa Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil. 2012. 43 slides. Apresentação em Power Point. Disponível em: <http://www.cetic.br/usuarios/kidsonline/2012/apresentacao-tic-kids-2012.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2013.
Curta na escola. Ceative Commons 2002-2011 PortaCurtas.org.br Alguns Direitos Reservados. Disponível em <http://portacurtas.org.br/curtanaescola/o_projeto.asp>. Acesso em 14 jul. 2013.
Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Disponível em <http://www.kinoforum.org.br/curtas/2013/>. Acesso em 14 jul. 2013.
Greca, Ileana M. and Santos, Flávia M. T. dos. (2005). Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), pp. 31-46, 2005 Dificuldades da generalização das estratégias de modelação em ciências: o caso da física e da química. Investigações em Ensino de Ciências – V10(1), pp. 31-46. Disponível em <http://www.if.ufrgs.br/public/ienci/artigos/Artigo_ID122/v10_n1_a2005.pdf>. Acesso em 14 jul. 2013.
International Short Film Festival Berlin. Disponível em <http://www.interfilm.de/en/interfilm-de.html>. Acesso em 14 jul. 2013.
Instituto Claro. (2010) Instituto Claro Copyleft. by Edelman Significa. Disponível em: <https://www.clarocurtas.com.br/>. Acesso em 14 jul. 2013.
Instituto Claro. Guia do educador suplemento pedagógico do miniguia de produção de vídeos de curtíssima metragem: Experimentação audiovisual em ambientes educativos. 2011a. Disponível em www.clarocurtas.com.br. Acesso em 02 de jun. de 2013.
Instituto Claro. Miniguia de Produção de Vídeos de Curtíssima Metragem. 2011b. Disponível em www.clarocurtas.com.br. Acesso em 02 de jun. de 2013.
Magalhães, Marcos. Cartilha Anima Escola. Anima Mundi. 2007. Disponível em http://www.animaescola.com.br/documentos. Acesso em 02 jun. 2013.
Mercado, Luis Paulo L. Formação docente e novas tecnologias. In: Mercado, Luis Paulo L. (org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: EDUFAL, 2002, p. 11-28.
Moran, José Manuel. O Vídeo na Sala de Aula. Disponível em http://www.eca.usp.br/moran/vidsal.htm. Acesso em 30 maio. 2013.
Morin, Edgar (org). (2010). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Idealizadas e dirigidas por Edgar Morin. 7 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.
Napolitano, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
Nobre, Isaura Alcina Martins. Nunes, Vanessa Battestin. Fávero, Rutinelli da Penha, Gava, Tânia Barbosa and Bazet, Lydia Márcia Braga. (2012). Os processos de Multi, Inter e Transdisciplinaridade em um Curso voltado para a Formação Continuada de Professores em Informática na Educação. Anais do XVIII WIE Rio de Janeiro, 26 a 30 de Novembro de 2012. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2108/1874>. Acesso em 14 jul. 2013.
Oliveira, Francisco Kelsen de. Santana, José Rogério and Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira (2010). O vídeo pela Internet como ferramenta educacional. Anais do XVI Workshop Sobre Informática na Escola WIE 2010. Belo Horizonte, 20 a 23 de Julho de 2010. Disponível em <http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2064/1826>. Acesso em 14 jul. 2013.
Porto, Deyvid; Carvalho, Lorena. (2012). Arquivo de vídeo digital. A música na Vida. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=mqySMRQxw98. Acesso em 23 jul. 2013.
Rodrigues, Mirian. Oliveira, Cleverton; Ragassi, Vinicius. (2012). Arquivo de vídeo digital. Memórias Ocultas. Disponível em <http://www.youtube.com/watch?v=XBpydH08fRo&feature=youtu.be>. Acesso em 23 jul. 2013.
Piaget, Jean. Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
Tosato, Flavia; Castro, Wiviane; Pirola, Káren. (2012). Arquivo de vídeo digital. Atitude: um passo pra mudança. Disponível em http://vimeo.com/59775039. Acesso em 23 jul. 2013.
Vescovi Netto, Hylson. Nobre, Isaura Alcina Martins. Produção de material digital como diferencial no processo de ensinoaprendizagem. (2011). In: Nobre, Isaura Alcina Martins [et al]. Serra, ES: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, 2011.
Vitória Cine Vídeo. (2011). Disponível em <http://festivaldevitoria.com/20vcv/>. Acesso em 23 jul. 2013.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
FÁVERO, Rutinelli da Penha; SILVA, Sirley Trugilho da; TOSATO, Flavia; NUNES, Vanessa Battestin.
Curtalicen: Relato de experiência sobre o desenvolvimento de curtas-metragens em cursos de licenciatura. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 90-100.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.90.