Desenvolvendo a Lógica e Algoritmos no Ensino Médio

  • Decíola Fernandes de Sousa UFRA

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência obtida no curso de introdução a algoritmo oferecido aos alunos do ensino médio de uma escola pública através do projeto Desenvolvendo a Lógica e Algoritmos na Escola. O curso focou em exercícios de lógica e de algoritmos básicos. Os alunos foram avaliados através de testes antes e depois do curso, avaliaram o curso e realizaram uma autoavaliação. O curso colaborou no processo de ensino e aprendizagem de alunos do curso de licenciatura em computação. Todos os resultados foram satisfatórios, o que nos motiva a continuar o projeto.

Referências

Brasil (2012). Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991. Acessado em 31/07/2013.

Forbellone, A. L. V. e Eberspacher ,H. F. (2005). Lógica de Programação. São Paulo: Pearson Prentice Hall.

Garcia, R. E.; Correia, R. C. M.; Shimabukuro, M. H. (2008). Ensino de Lógica de Programação e Estruturas de Dados para Alunos do Ensino Médio, In: Anais do XXVIII Congresso da SBC, WEI-XVI Workshop sobre Educação em Computação. Belém, Brasil.

Leal, W. S. Lozano A.R.G. (2009). A Viabilidade do Ensino de Algoritmos no Ensino Médio. In; IX Congresso Nacional de Educação III Encontro de Psicopedagogia. PUCPR, Brasil.

Marques, D. L.; Costa, L. F. S. C.; Silva, M. A. A. ; Rebouças, A. D. D. S. (2011). Atraindo Alunos do Ensino Médio para a Computação: Uma Experiência Prática de Introdução a Programação utilizando Jogos e Python. In Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação XVII WIE. Aracajú, Brasil.

Moraes, M. C. (1997). O paradigma educacional emergente. São Paulo: Papirus.

Nunes, D. J. (2004). Projetos de Planos Pedagógicos Orientados a Problemas. Sociedade Brasileira de Computação.

Pereira Júnior, J.; Rapkiewicz, C.E.; Delgado, C.; Xexeo, J.A.M. (2005) "Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio". In Anais do XXV Congresso da SBC, WEI-XIII Workshop de Educação em Computação. São Leopoldo, Brasil.

Pereira Junior, J. C. R.; Rapkiewicz, C. E. ; Xexeo, J. A. M. ; Delgado, Carla. (2006). AVEP – Um Ambiente de Apoio ao Ensino de Algoritmos e Programação. In Anais do XXVI Congresso da SBC, WEI-XIV Workshop sobre Educação em Computação. Campo Grande, Brasil.

Puga, S., R. G. (2003). Lógica de programação. São Paulo: Prentice Hall.

Scaico, P. D.; Lopes D.; Azevedo, M. A.; Silva, J. C. da; Mendes Neto, S. V. ; Falcão, E. de S. F. (2012). Implementação de um Jogo Sério para o Ensino de Programação para Alunos do Ensino Médio Baseado em m-learning. In Anais do XXXII Congresso da SBC, WEI-XX Workshop sobre Educação em Computação. Curitiba, Brasil.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
DE SOUSA, Decíola Fernandes. Desenvolvendo a Lógica e Algoritmos no Ensino Médio. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 101-109. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.101.