Desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de Eletricidade com o Auxílio Pedagógico de Simulação Computacional de Circuitos de Resistores Elétricos

  • Mario Jorge Nunes Costa SEDUC
  • Júlio Wilson Ribeiro UFC
  • Ubaldo Tonar Teixeira Góes SEDUC
  • Luciana de Lima UFC
  • Ricardo Diniz Souza e Silva UFC

Resumo


O cenário atual da educação demanda reformulação das propostas pedagógicas de ciências, face baixos índices de aprendizagem observados. Este artigo propõe o uso pedagógico de software de simulação computacional de circuitos de resistores elétricos resistivos, em uma prática investigativa, para auxiliar alunos de nível médio a desenvolverem colaborativamente a aprendizagem significativa ausubeliana de conceitos de eletricidade. Da análise dos resultados coletados decorrentes das atividades de simulação, é possível concluir que os alunos revelaram indícios de desenvolvimento de competências e habilidades, além de haverem estabelecido inter-relações entre teoria e prática.

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Publicado
25/11/2013
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COSTA, Mario Jorge Nunes; RIBEIRO, Júlio Wilson; GÓES, Ubaldo Tonar Teixeira; DE LIMA, Luciana; SOUZA E SILVA, Ricardo Diniz. Desenvolvimento da Aprendizagem Significativa de Eletricidade com o Auxílio Pedagógico de Simulação Computacional de Circuitos de Resistores Elétricos. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 110-119. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.110.