Ensino de Design Instrucional: Relatos de Experiência
Resumo
Este artigo descreve experiência de ensino em duas turmas de Design Instrucional de universidade pública brasileira. As atividades aqui relatadas ofereceram aos alunos uma vivência concreta do modelo de Design Instrucional ADDIE (análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação), propiciando uma experiência prática da teoria, a partir do contato direto com clientes reais.
Referências
Filatro, A. (2003) Design Instrucional Contextualizado: Educação e Tecnologia. Editora Senac, São Paulo, 3ª edição.
Filatro, A. (2008) Design Instrucional na Prática. Pearson – Prentice Hall, São Paulo.
Gagné, R. M., Wager, W. W., Golas, K. C. e Keller, J. M. Principles of Instrucional Design. (2005) Belmont: Thomson, 5ª edição.
Pequeno, H. S. L.; Loureiro, R. C.; Pequeno, P. A. L.; Barone, N. M.; Vasconcelos, F. H. L.; Sarmento, W. W. F.; Pequeno, M. C. (2011) Avaliação de Conteúdos Educacionais Digitais: o modelo do Instituto UFC Virtual. In: 22°. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o 17°. Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju. Anais do 22°. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o 17°. Workshop de Informática na Escola Workshop de Informática na Escola. Aracaju: SBIE.
Ramos, A. F.; Santos, P. K. dos. (2006) A contribuição do Design Instrucional e das Dimensões da Educação para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: 12°. Workshop de Informática na Escola, 2006, Campo Grande. Anais do 12°. Workshop de Informática na Escola. Campo Grande: WIE.
Richey, R. C., Klein, J. D., Tracey, M. W. (2011) The Instructional Design Knowledge Base – Theory, Research and Practice. Routledge, NY.
Smith, P. L. e Ragan, T. J. (2005) Instructional design. Wiley/Jossey-Bass, 2ª edição.
Stake, R. E. Investigación con Estudio de casos. (1998) Morata, Madrid.
Filatro, A. (2008) Design Instrucional na Prática. Pearson – Prentice Hall, São Paulo.
Gagné, R. M., Wager, W. W., Golas, K. C. e Keller, J. M. Principles of Instrucional Design. (2005) Belmont: Thomson, 5ª edição.
Pequeno, H. S. L.; Loureiro, R. C.; Pequeno, P. A. L.; Barone, N. M.; Vasconcelos, F. H. L.; Sarmento, W. W. F.; Pequeno, M. C. (2011) Avaliação de Conteúdos Educacionais Digitais: o modelo do Instituto UFC Virtual. In: 22°. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o 17°. Workshop de Informática na Escola, 2011, Aracaju. Anais do 22°. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e o 17°. Workshop de Informática na Escola Workshop de Informática na Escola. Aracaju: SBIE.
Ramos, A. F.; Santos, P. K. dos. (2006) A contribuição do Design Instrucional e das Dimensões da Educação para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem. In: 12°. Workshop de Informática na Escola, 2006, Campo Grande. Anais do 12°. Workshop de Informática na Escola. Campo Grande: WIE.
Richey, R. C., Klein, J. D., Tracey, M. W. (2011) The Instructional Design Knowledge Base – Theory, Research and Practice. Routledge, NY.
Smith, P. L. e Ragan, T. J. (2005) Instructional design. Wiley/Jossey-Bass, 2ª edição.
Stake, R. E. Investigación con Estudio de casos. (1998) Morata, Madrid.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
SILVA, Cátia Luzia Oliveira da; LIMA, Luciana de; LOUREIRO, Robson Carlos; JUCÁ, Alberto de Oliveira.
Ensino de Design Instrucional: Relatos de Experiência. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 120-129.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.120.