NewProg - um ambiente online para crianças aprenderem programação de computadores

  • Carpegieri Torezani UFES
  • Lucinéia Barbosa da Costa Chagas UFES
  • Orivaldo de Lira Tavares UFES

Resumo


Este artigo apresenta o ambiente NewProg, criado especificamente para apoiar o processo de aprendizagem de programação em crianças do ensino fundamental. Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa sobre o uso desse ambiente por crianças da faixa etária de cinco a oito anos. Esses resultados mostram que o ambiente NewProg favorece o desenvolvimento de habilidades cognitivas necessárias à resolução de problemas, promovendo a autoria e o espírito crítico nas crianças.

Referências

Fessakis, G.; Gouli, E.; Mavroudi, E., Problem solving by 5–6 years old kindergarten children in a computer programming environment: A case study. Computers & Education 63 (2013) 87–97.

Piaget, J.; O trabalho por equipes na escola; traduzido para o português por Luiz G. Fieury (Revista de Educação Diretoria do Ensino do Estado de São Paulo; set/dez, 1936); adaptado para o português moderno por Andrea A. Botelho (Laboratório de Psicopedagogia do Instituto de Psicologia da USP, 1993); Revista Psicopedagogia, 15 (36)1996.

Ramozzi-Chiarottino, Z.; Psicologia e epistemologia genética de Jean Piaget; Editora Pedagógica e Univesitária Ltda.; ISBN 85-12-62350-0; São Paulo; 1987.

Tavares, O. L.; Menezes, C.S.; Nevado, R.A.: Pedagogical architectures to support the process of teaching and learning of computer programming: In FIE2012Frontiers in education conference, 2012.

Vygotsky, L. S.; A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.
Publicado
25/11/2013
Como Citar

Selecione um Formato
TOREZANI, Carpegieri; CHAGAS, Lucinéia Barbosa da Costa; TAVARES, Orivaldo de Lira. NewProg - um ambiente online para crianças aprenderem programação de computadores. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013 . p. 140-149. DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.140.