Objeto pedagógico virtual sobre Processo de Coordenação
Resumo
O objeto de aprendizagem Processo de Coordenação, cujas etapas de produção e de avaliação são aqui apresentadas, foi elaborado em 2012 e integra o acervo do Laboratório de Aprendizagem (LAPREN) da PUCRS. O material foi desenvolvido de modo a acionar o processamento do sistema consciente dos usuários, tendo em vista as dificuldades apresentadas por alunos ingressantes. Por meio de perguntas e atividades práticas, o aprendiz é levado a construir o conceito de coordenação e a aproximar a reflexão sobre a língua às possibilidades concretas de uso. O objeto, com 278 acessos até o momento, relaciona-se com outros materiais de análise linguística do acervo de objetos de língua portuguesa.Referências
Baars, B.(1988) "A Cognitive theory of consciousness". New York: Cambridge University Press.
Downes, S. (2004) "Learning objects: resources for learning worldwide in Online Education using Learning Objects", editado por R. McGreal. New York: RoutledgeFalmer, p. 21-31.
Duarte, M. E. (2007) "Coordenação e subordinação". IN: BRANDÃO, Silvia Figueiredo & VIEIRA, Silvia Rodrigues. Ensino da gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto.
Dublin Core. "Dublin Core Metadata Initiative", http://dublincore.org/, July.
IEEE. "IEEE Learning Object Metadata", http://ltsc.ieee.org/wg12/, July.
Larman, C. (2004) "Agile and Interative Development: A Manager's Guide". Boston: Addison-Wesley.
Mattoso Câmara, J. (1971) "Dicionário de Filologia e Gramática". Rio de Janeiro: Jozon Editor.
McGreal, R. (2004) "Introduction in Online Education using Learning Objects", editado por R. McGreal. New York: RoutledgeFalmer, p. 1-16.
Mendonça, M. (2006) "Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto". IN: Bunzen, Clécio & Mendonça, Márcia (orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial.
Moraes, M. and Raymundo, V. and Bocchese, J. and Lima, V. "Elaboração de Objetos de Aprendizagem para o LAPREN: Processo de Desenvolvimento e Sistema de Produção", http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/, June.
Smith, M. et al. (2003) "Dspace: an open source dynamic digital repository". D-Lib Magazine, 9, 1, http://www.dlib.org/dlib/january03/smith/01smith.html, July.
Sommerville, I. (2003) "Engenharia de software". São Paulo: Pearson Education.
Sosteric, M. and Hesemeier, S. (2004) "A first step towards to a theory of learning objects" in Online Education using Learning Objects, editado por R. McGreal. New York: RoutledgeFalmer, p. 32-42.
Wiley, D. (2000) "Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor and a taxonomy". In: The instructional use of learning objects – On-line Version, http://reusability.org/read/, June.
Downes, S. (2004) "Learning objects: resources for learning worldwide in Online Education using Learning Objects", editado por R. McGreal. New York: RoutledgeFalmer, p. 21-31.
Duarte, M. E. (2007) "Coordenação e subordinação". IN: BRANDÃO, Silvia Figueiredo & VIEIRA, Silvia Rodrigues. Ensino da gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto.
Dublin Core. "Dublin Core Metadata Initiative", http://dublincore.org/, July.
IEEE. "IEEE Learning Object Metadata", http://ltsc.ieee.org/wg12/, July.
Larman, C. (2004) "Agile and Interative Development: A Manager's Guide". Boston: Addison-Wesley.
Mattoso Câmara, J. (1971) "Dicionário de Filologia e Gramática". Rio de Janeiro: Jozon Editor.
McGreal, R. (2004) "Introduction in Online Education using Learning Objects", editado por R. McGreal. New York: RoutledgeFalmer, p. 1-16.
Mendonça, M. (2006) "Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto". IN: Bunzen, Clécio & Mendonça, Márcia (orgs.) Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial.
Moraes, M. and Raymundo, V. and Bocchese, J. and Lima, V. "Elaboração de Objetos de Aprendizagem para o LAPREN: Processo de Desenvolvimento e Sistema de Produção", http://www.br-ie.org/sbie-wie2011/, June.
Smith, M. et al. (2003) "Dspace: an open source dynamic digital repository". D-Lib Magazine, 9, 1, http://www.dlib.org/dlib/january03/smith/01smith.html, July.
Sommerville, I. (2003) "Engenharia de software". São Paulo: Pearson Education.
Sosteric, M. and Hesemeier, S. (2004) "A first step towards to a theory of learning objects" in Online Education using Learning Objects, editado por R. McGreal. New York: RoutledgeFalmer, p. 32-42.
Wiley, D. (2000) "Connecting learning objects to instructional design theory: a definition, a metaphor and a taxonomy". In: The instructional use of learning objects – On-line Version, http://reusability.org/read/, June.
Publicado
25/11/2013
Como Citar
BOCCHESE, Jocelyne da Cunha; MORAES, Márcia Cristina; RAYMUNDO, Valéria Pinheiro.
Objeto pedagógico virtual sobre Processo de Coordenação. In: WORKSHOP DE INFORMÁTICA NA ESCOLA (WIE), 19. , 2013, Campinas.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2013
.
p. 150-159.
DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2013.150.